Cidasc intensifica ações contra o mormo

Após notificação de um foco de mormo no município de São Cristóvão do Sul, em Santa Catarina, a CidascCompanhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – intensificou as ações para prevenir a doença provocada pela bactéria Burkholderia mallei, que afeta equídeos.

Por este motivo, os cavalos só poderão ser transportados no estado com guia de comprovação do animal livre de mormo. O teste negativo de mormo é exigido somente para trânsito com destino a eventos com aglomeração de equídeos. Para as demais finalidades de trânsito, como venda, atendimento veterinário, recria, continuam exigindo-se apenas Exame Negativo de Anemia Infecciosa Equina e Vacina para Influenza Equina (ou atestado sanitário para Influenza Equina).

O mormo é uma doença infectocontagiosa pode apresentar-se na forma aguda ou crônica, sendo que a primeira é mais comum em asininos e muares e a forma crônica acomete mais os equinos. As pessoas que mantiverem contato com animais suspeitos ou positivos devem procurar os serviços de saúde pública.

Na semana passada, a entidade publicou uma nota de esclarecimento à população. De acordo com o texto, os eventos com equídeos não estão proibidos no Estado de Santa Catarina. No entanto, a participação de equídeos em eventos realizados em Santa Catarina somente será permitida mediante a apresentação de resultado negativo para o teste de mormo, dentro do prazo de validade, enquanto durarem as ações necessárias para o encerramento do foco.

Por este motivo, eventos programados para os próximos dias não serão realizados exclusivamente, em decorrência da falta de tempo hábil para a realização dos exames de mormo exigidos.