Gincana Estudantil da Escola de Aguti compreende ação solidária
Os estudantes do 6º ao 9º, do período matutino, da Escola de Ensino Fundamental de Aguti que participam 1ª Gincana Estudantil participarão do projeto 'Ação Solidária do Santuário Santa Paulina', que tem o intuito de arrecadar alimentos, que serão destinados para famílias carentes do município. A tarefa foi lançada no último encontro da Gincana, que ocorreu no dia 23 de setembro. A equipe que arrecadar mais alimentos até o dia 10 de outubro ganhará 25 pontos.
O projeto 'Ação Solidária do Santuário Santa Paulina' vem ao encontro dos objetivos da 1ª Gincana Escolar da Escola do Aguti, que compreende atos de solidariedade. De acordo com a diretora da unidade escolar, Tamires Leite, as doações já começaram, além dos alunos que participam da gincana, os estudantes das séries iniciais abraçaram a causa e estão doando alimentos para a equipe que desejam ajudar.
A Escola de Ensino Fundamental de Aguti promove desde o inicio o mês de março a 1ª Gincana Estudantil. O evento envolve os estudantes do 6º ao 9º do período matutino e tem como tema 'Eu você, nós, juntos construindo um futuro de solidariedade e respeito'.
A escolha do tema tem a finalidade promover momentos de trabalho em grupo, onde haja a solidariedade, espírito de trabalho em equipe, o respeito. Ações também promovem a interdisciplinariedade no âmbito escolar. A iniciativa surgiu em conversas entre professores e direção da escola, no primeiro momento, foi um teste para ver se na prática, haveria bons resultados, e como previsto, foi é um sucesso.
A gincana ocorre no final de cada mês durante toda uma manhã. Os alunos foram divididos em equipes, formadas por integrantes de todas as séries. Na primeira etapa uma prova individual é aplicada, composta por 27 questões de assinalar, desenvolvidas pelos professores.
Já segunda etapa os alunos vão para o pátio da escola e reunidos com as equipes, apresentam o grito de guerra. Em seguida, ocorre a prova oral composta por 18 questões, duas de cada disciplina. As perguntas e respostas são corrigidas na hora.
Na terceira etapa são realizadas tarefas surpresas. De acordo com a direção da escola durante todos os meses a equipe pedagógica desenvolve ações diferenciadas com intuito de tornar a gincana cada vez mais divertida e interessante. Já foram desenvolvidas ações como: “Quem é o cantor”, “Dança da cadeira”, “Batata quente”, “Descubra a vinheta”, “handebol”. Os alunos também são avaliados pelo cuidado com o material escolar e o uso de uniforme, que contam pontos na competição.
A premiação da Gincana funciona de uma forma diferente, a equipe ou sala campeã no final de cada bimestre ganha um ponto a mais na média de cada disciplina, isto é claro, avaliados pelos professores e direção.
Texto: Marcia Peixe – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento
Fotos: Escola de Ensino Fundamental de Aguti