Rodas de Conversa são realizadas no distrito de Aguti
A Prefeitura Municipal de Nova Trento, por meio das Secretarias de Saúde e Educação, dá continuidade ao projeto “A Vida é Tão Rara”, com rodas de conversa em várias localidades do município. Na terça-feira, 06, o encontro ocorreu no distrito de Aguti. As psicólogas Ariany Maçaneiro da Silveira e Cibele Gonçalves Goulart Vargas coordenaram as atividades. Assim como as demais rodas de conversa já realizadas, a população de Aguti foi convidada a refletir sobre assuntos relacionados ao cotidiano, à vida, às escolhas, à escuta.
A psicóloga Ariany Maçaneiro da Silveira ressalta que “o tom” do encontro é dado pelos próprios participantes, ou seja, a roda de conversa acontece espontaneamente, conforme as questões trazidas pelos participantes, o que torna esses momentos ricos e únicos.
Os membros da comunidade de Aguti acolheram a atividade e participaram avidamente das reflexões e discussões. A partir dos temas protagônicos daquele momento, as pessoas tiveram a possibilidade de se dar conta do seguinte: muitas vezes, é mais fácil eleger um culpado para o seu sofrimento – o remédio, o terapeuta, o cônjuge, etc. Ao invés de assumir a responsabilidade pelas próprias escolhas. “Cientes desse fato, os participantes da roda puderam repensar suas atitudes, relacionadas ao respeito ao outro e, principalmente, a si mesmo. Quando o sujeito se respeita, ele não ultrapassa – ou pelo menos tenta não ultrapassar – os seus limites, e assim o corpo não precisa, por exemplo, tremer, desmaiar, sufocar, para sinalizar ao sujeito que ele está abusando de si mesmo”, explica Ariany.
Texto: Marcia Peixe – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento
Informações e fotos: Ariany Maçaneiro