Distrito de Claraíba tem novo grupo de Combate ao Tabagismo

No dia 24 de fevereiro, ocorreu o terceiro encontro do grupo de Combate ao Tabagismo no distrito de Claraíba. Em 2014 o programa teve início com a acolhida de dez novos participantes, motivados a abandonar o hábito. O programa é desenvolvido pela equipe composta por Ariany Maçaneiro da Silveira – Psicóloga do NASF, Valéria Ramos de Oliveira de Moura – Fonoaudióloga do NASF, Jéssica Dias Gonçalves – Farmacêutica do NASF, Ana Cláudia Alexandre Brasil – Enfermeira da Vigilância Epidemiológica e Yanier Peña Morales – Médico Comunitário.

Entre os participantes, já há resultados positivos, três participantes, já pararam de fumar e estão muito alegres, os demais já reduziram as quantidades de uso, em 50%, em média. “A equipe está satisfeita com a aderência e comprometimento dos membros do grupo e acredita que todos tem condições de conseguir o que almejam, contanto que tenham a coragem de tomar uma decisão e que sustentem sua escolha”, destaca a psicóloga Ariany Maçaneiro da Silveira.

Este grupo iniciou as atividades no dia 10 de fevereiro, foram acolhidos individualmente e passaram a constituir o grupo. O programa é constituído de quatro encontros, que são realizado um a cada semana, sempre às segundas-feiras, no período vespertino. Após esta etapa, são realizados encontros de manutenção e acompanhamento. O último encontro do grupo ocorrerá no dia 10 de março.

O Programa

Implantado em 2009, o Programa de Combate ao Tabagismo de Nova Trento já ofereceu às dezenas de neotrentinos a possibilidade de iniciar uma nova etapa em suas vidas, a partir de uma intenção – e consequente decisão: deixar de fumar.

O programa ocorre a partir da constituição de um grupo, por meio do qual os membros tem a oportunidade de compartilhar as vivências relacionadas a este momento, bem como apoiar um ao outro. No grupo, os participantes recebem também um suporte medicamentoso, por meio de adesivos transdérmicos. Obviamente, para que haja sucesso na tentativa, os participantes precisam estar dispostos a assumir um compromisso consigo mesmos e com o grupo, fazendo uma escolha e encarando suas consequências, sobre as quais são propiciadas reflexões ao longo dos encontros.

Vale ressaltar que o Programa de Combate ao Tabagismo é realizado em âmbito federal. Nova Trento pertence à 18ª Regional de Saúde, a qual compreende 22 municípios. Até o final de 2011, apenas três municípios haviam implantado o programa e um deles é Nova Trento. Temos orgulho em conseguir manter as atividades do grupo e, cada vez mais, possibilitar aos neotrentinos a possibilidade de cuidar da sua saúde.

Programa no Município

No ano de 2013, a equipe de Saúde da Família inovou, além da Unidade Básica de Saúde Central e passou a realizar os encontros também no interior do município, constituindo um grupo no Aguti. Já foram constituídos também grupos na UBS do Trinta Réis e do Centro. Neste ano de 2014, pela primeira vez desde a sua implantação, o Programa de Combate ao Tabagismo de Nova Trento iniciou um grupo no distrito de Claraíba.

Fotos e informações: Equipe Nasf