Ministério da Integração Nacional em parceria com Defesa Civil Municipal fará mapeamento de áreas de risco

O Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil (SEDEC) e do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD), em parceria com a Defesa Civil de Nova Trento fará um mapeamento da vulnerabilidade e de áreas de possíveis desastres naturais no município. Além de Nova Trento, outros 32 municípios de Santa Catarina também receberão as equipes do Ministério, a partir do mês de maio. Em todo o Brasil, são 821 municípios. O objetivo final é a elaboração de mapas de risco e apresentação de proposta de intervenções para prevenção de catástrofes ligadas ao tempo.

“Esse mapeamento é de extrema importância para que a Prefeitura Municipal faça análises das áreas de risco, antes de emitir qualquer tipo de documentação para autorização de novos loteamentos, escavações ou aterros”, assinala o Diretor de Defesa Civil de Nova Trento, Eduardo Fabris da Silva. O mapeamento é conduzido pelo Serviço Geológico do Brasil – Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), que trabalha na identificação de áreas com alta ou muito alta probabilidade de ocorrência de inundações ou com movimentos de massa.

Já foram realizados, até agora, 336 mapeamentos de cidades, sendo que 44 são catarinenses. Somado a outros municípios do Estado que estão no cronograma, totaliza 77 cidades. Neste momento, Santa Catarina deve enviar para a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais dados do levantamento aerofotogramétrico recente, que contém fotografias aéreas, ortofotos e hidrografia das regiões, para incrementar a qualidade do trabalho.


Texto e foto: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento