CRAS atende junto à Secretaria Municipal de Bem Estar Social e Habitação

Fortalecer os vínculos comunitários e familiares, além de atender as necessidades básicas da população, permitindo que as pessoas saiam da situação de vulnerabilidade social. Estes é um dos objetivos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), inaugurado em outubro do ano passado e que prossegue suas atividades neste ano de 2013. O CRAS é a principal porta de entrada para os serviços socioassistenciais do município. É uma unidade que possibilita o acesso de um grande número de famílias à rede de proteção social de assistência social.

Atualmente, a equipe multiprofissional do CRAS Nova Trento é formada pela Psicóloga, Samanta Lazzarotto, a Assistente Social, Renata Bet Rodrigues, a Agente Social, Cátia Regina Dell´Agnolo Marchiori, e a Pedagoga, Alini Mazzola que é a responsável pelos cursos profissionalizantes do PRONATEC e pelos serviços administrativos do CRAS. Este funciona aos fundos da Secretaria de Assistência Social, ao lado da Casa da Cidadania (rua Salvador Gessele, Centro), e está à disposição para receber todos os cidadãos neotrentinos.

Segundo a Psicóloga, Samanta Lazzarotto, o CRAS se diferencia das demais, pois é a única unidade que desempenha as funções de gestão da proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), atuando nas áreas de vulnerabilidade e risco social. “A principal função do CRAS, que será priorizada pela equipe de referência, é desempenhar as atividades do Programa de Apoio Integral à Família (PAIF), que por sua vez tem como função assegurar espaços de convívio, informação e garantia do acesso aos direitos socioassistenciais. Fortalece, ainda, vínculos familiares e comunitários, favorecendo a ampliação de perspectivas de vida das famílias mais vulneráveis e o acesso a novas oportunidades”, explica Samanta.

 

Além disso, o CRAS desenvolve serviços de caráter preventivo, protetivo e proativo, desempenha ações por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculo familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania. Outras ações desempenhadas são os atendimentos individualizados, realizados pela assistente Social e Psicóloga; intervenções familiares no sentido de fortalecer os vínculos; palestras e parcerias com as demais secretarias municipais, dentre outras ações que compreendem a atenção social básica.


Texto e foto: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento