Diretor de Defesa Civil conclui curso sobre Sistema Integrado de Informações sobre Desastres

O Diretor de Defesa Civil de Nova Trento, Eduardo Fabris da Silva, participou de um curso, entre os meses de novembro e dezembro de 2012, sobre o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres, que visa o preenchimento on-line de formulários necessário para o registro e o reconhecimento de Situação de Emergência (SE) e Estado de Calamidade Pública (ECP). Isso possibilita a desburocratização (evitando o envio de uma quantidade enorme de papéis) para a Defesa Civil Nacional. O curso foi realizado pelo CEPED-UFSC, em parceria com a Defesa Civil Nacional, e o certificado foi emitido agora, no mês de março.

Segundo informações do Diretor de Defesa Civil de Nova Trento, o município, ao utilizar o sistema nacional, também informatiza o processo de transferência de recursos. O intuito é qualificar e dar transparência à gestão de riscos e desastres no Brasil, possibilitando o acesso às informações. “Para tanto, o sistema possui dois grupos de acesso: Um deles refere-se à gestão do processo e conta com três módulos: Registro e Reconhecimento; Solicitação e Liberação de Recursos; e Fiscalização e prestação de contas. O outro grupo de acesso refere-se à consulta de informações em três níveis: banco de dados e análise espacial; Atlas Brasileiro de Desastres Naturais; e Biblioteca Virtual”, conta Eduardo Fabris da Silva.

Vale destacar que o grupo de consulta foi concluído a partir de uma pesquisa concretizada pelo Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres de Santa Catarina CEPED/UFSC e contém informações relativas a desastres produzidas nos últimos 20 anos. Essas informações estão disponíveis para qualquer interessado, no próprio Sistema, e continuarão a ser alimentadas pelos dados inseridos no Sistema Nacional.

Texto e foto: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento