Programa de Combate ao Tabagismo chega ao Distrito de Agutí
Implantado em 2009, o Programa de Combate ao Tabagismo em Nova Trento já proporcionou a melhoria da qualidade de vida de dezenas de neotrentinos. São pessoas dispostas a mudar e assumir um compromisso com a saúde. Na última quinta-feira, 21 de fevereiro, o Distrito de Agutí (a aproximadamente 30 quilômetros do centro de Nova Trento) recebeu a Psicóloga do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, Ariany Maçaneiro da Silveira e a Enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Gabriela Santana Lemos para a primeira sessão do Programa de Combate ao Tabagismo no Distrito, que ocorreu nas dependências da Escola de Ensino Fundamental Agutí.
Neste primeiro encontro, oito pessoas da comunidade participaram, motivados pelo mesmo objetivo: “parar de fumar”. Além das profissionais que ministraram o encontro, estiveram presentes o médico, Helio Sandoval Barbosa Filho, o enfermeiro, Dinamar Froner e as Agentes Comunitárias de Saúde, Luciana Murceski Loffi e Verônica Raimundo Bento, que oferecem apoio contínuo aos participantes. “Durante as sessões, os pacientes têm a oportunidade de trocar experiências e receber orientações importantes, referentes ao tema. Os participantes recebem apoio farmacológico, utilizando o adesivo nicotínico no auxílio à dependência química. A dependência psicológica é trabalhada junto ao grupo, sendo este considerado fundamental para o sucesso do tratamento. O processo grupal torna os participantes mais fortes e encorajados a fazer esta nova e importante escolha: abolir o cigarro de suas vidas”, registra a Psicóloga, Ariany Maçaneiro da Silveira.
As sessões são realizadas semanalmente, no período de quatro semanas e, após esta etapa, os encontros passam a ser mensais. A 2ª sessão do grupo de Agutí já está agendada: será na próxima quinta-feira, 28 de fevereiro, às 13 horas. Para os moradores do Distrito de Agutí, é uma oportunidade única, uma vez que o deslocamento até o centro da cidade, antes, se tornava inviável.
Vale pontuar que o Programa de Combate ao Tabagismo é realizado em âmbito federal. Nova Trento pertence à 18ª Regional de Saúde, no qual atinge 22 municípios. Até o fim do ano passado, apenas três municípios haviam implantado o programa. “Um deles é Nova Trento, o que é motivo de muito orgulho para todos nós”, destacam a Psicóloga, Ariany Maçaneiro da Silveira e a Enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Gabriela Santana Lemos.
Texto: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento
Fotos: Divulgação/Vigilância Epidemiológica