Secretaria de Saúde de Nova Trento vacinou 90% do público-alvo contra a poliomielite
Desde o dia 11 de junho, a Secretaria Municipal de Saúde e Desenvolvimento Comunitário de Novas Trento colocou à disposição a vacina contra a poliomielite. Crianças de zero a cinco anos devem receber a vacina até o próximo dia 6 de julho. Neste último sábado, 16 de junho, Dia D da Campanha, as famílias se mobilizaram para trazer as crianças aos postos de saúde. Segundo informações do setor de vacinação, 90% do público-alvo já recebeu a vacina.
A meta é vacinar, no total, 610 crianças, de zero a cinco anos, em Nova Trento. A Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), registrou até o final da tarde de segunda-feira (18), a vacinação de 278.852 crianças de zero a quatro anos e 11 meses contra a Poliomielite. O índice, de 67,69%, ultrapassa a média nacional, com Santa Catarina liderando a campanha no país.
Dados do Governo
Com a realização das campanhas, o Brasil está há 23 anos livre da doença. A poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença infecto-contagiosa causada pelo poliovírus, e atinge principalmente crianças. A contaminação ocorre por via fecal-oral, ou seja, pelo contato direto com as fezes ou secreções expelidas pela boca das pessoas infectadas.
A maior parte das infecções é assintomática. Quando ocorrem, os sinais são parecidos com os de outras doenças virais, como gripe, febre e dor de garganta, náusea, vômito, constipação, dor abdominal e, raramente, diarreia. Cerca de 1% dos infectados pode apresentar paralisia nos membros inferiores, cuja principal característica é a perda de força muscular e dos reflexos.
Texto e foto: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento