Professores e bolsistas do curso de Mestrado em Turismo visitam Nova Trento
A professora do curso de Mestrado em Turismo da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Yolanda Flores e Silva, acompanhada pelos bolsistas e professores do mesmo curso e pela professora da Universidade Estadual do Ceará, Luzia Neide Coriolano visitaram Nova Trento nesta terça-feira, 15 de maio. O grupo foi recepcionado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Nova Trento, que apresentou os principais pontos turísticos do município. Nova Trento foi incluída na visitação do grupo por compor um projeto da universidade, intitulado “Turismo de Base Comunitária”, ou “Turismo Local”, que visa desenvolver o turismo em municípios de pequeno porte.
Após conhecer os principais pontos turísticos do município, as professoras e os bolsistas participaram de um encontro com estudantes do curso de Turismo e Hospitalidade, da Escola de Educação Básica Francisco Mazzola e com a Associação Neotrentina do Turismo (NEOTUR), na sede da Associação São Virgílio Pró-anciãos – La Casa dei Nonni. “Este nosso projeto, 'Turismo de Base Comunitária' pensa no desenvolvimento das pequenas cidades, na sustentabilidade. Não pensamos apenas no turismo em si, mas na sua comunidade, para melhorar a vida de todos”, pontuou a professora da Univali, Yolanda Flores e Silva. “Vocês já tem potencial turístico, mas também tem o potencial humano-espiritual, no qual as pessoas se sentem bem e tem o desejo de retornar à cidade”, completou.
A professora da Universidade Estadual do Ceará, Luzia Neide Coriolano, que é especialista, mestre e doutora em Turismo caracterizou Nova Trento como um núcleo receptor de Turismo Religioso. “Este núcleo, hoje, é o 'filé-mignon' do Turismo, porque todas as pessoas tem um sentimento religioso. O turismo hoje não é mais uma atividade econômica, mas uma política pública”, enalteceu.
Ao final do encontro, os visitantes receberam lembranças ofertadas pela Vinícola Girola e pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. As professoras informaram que querem manter contato com Nova Trento, e convidaram os estudantes neotrentinos a participar de um evento na Univali, que está agendado para o mês de julho. “Neste evento, o município pode apresentar um trabalho expondo qual a situação atual do município em relação ao turismo”, disse a professora, Yolanda Flores e Silva. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo é quem manterá contato, juntamente com os estudantes.
Texto e foto: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento