Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação pré-seleciona projeto Nova Trento Digital

No fim do mês de outubro, a Prefeitura Municipal de Nova Trento recebeu a confirmação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação de que foi pré-selecionada no Projeto de Inclusão Digital: Infraestrutura para Cidade Digital. Em Santa Catarina, apenas quatro cidades receberam o comunicado de pré-seleção: Nova Trento, Pinhalzinho, Sul Brasil e Florianópolis. O município neotrentino poderá receber o valor de R$ 3 milhões e 500 mil para a execução do projeto, que prevê uma série de melhorias na estrutura (infovias) e utilização de recursos tecnológicos para otimizar atendimentos e facilitar o acesso à rede mundial de computadores.

Desde 2009, o setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura Municipal de Nova Trento tem realizado diversas ações para melhorar o acesso da população à rede mundial de computadores. Um exemplo são as escolas da rede municipal, que receberam novos computadores, através de parcerias com o Governo do Estado e o Governo Federal, além de disponibilidade de Internet em praticamente todas as localidades onde o município possui unidades de educação. Outra área que recebeu grande atenção foi a Saúde, no qual foi possível fazer uma interligação entre todas as unidades de saúde do município, através do Sistema Municipal de Saúde (Simus). Outro projeto já concretizado foi a instalação de telefonia VoIP (telefonia via rede de computadores) centralizada, que proporciona otimização e economia ao setor público.

Com o Projeto Cidade Digital, Nova Trento será beneficiado com uma série de ações em favor da tecnologia. “Hoje a Prefeitura Municipal já possui uma infovia, ou seja, uma rede de dados dentro do município, que interliga todos os órgãos municipais. Com o Cidade Digital, será possível fazer uma troca de equipamentos e cabos para melhorar a infraestrutura, utilizando fibra óptica em quase todos os setores da Administração Municipal”, explica o responsável pelo setor de Tecnologia da Informação, Emerson Casas Salvador.

A fibra óptica é um material de alta tecnologia, cujo objetivo é transmitir luz. Este material, que pode ser feito de plástico ou vidro, tem maior durabilidade, podendo permanecer por décadas intacto. “Então, essa infovia mais moderna e rápida vai possibilitar outros benefícios, como a instalação de câmeras de vigilância, interligadas com a Polícia Militar, realização de vídeo-conferências entre os órgãos municipais. Além disso, abre oportunidade para novos projetos”, destaca Salvador.


Acesso a Internet

Além da infovia que interliga os órgãos da Prefeitura Municipal, será criada uma outra infovia pública, para que o cidadão tenha acesso aos serviços on line, como o setor de Tributação, Ouvidoria, entre outros. Desta forma, os pontos de interligação em diversos locais do município, através de fibra óptica, poderão garantir o acesso a Internet de forma gratuita em praças e nos principais pontos turísticos da cidade. Outros detalhes ainda estão sendo estudados pelo setor de Tecnologia da Informação, juntamente com o Prefeito Municipal de Nova Trento, para que o projeto Cidade Digital tenha sustentabilidade ao longo de muitos anos.


Texto: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento

Fotos: Divulgação