Inclusão Digital agora faz parte da rotina dos moradores do Distrito de Agutí

Desde que a Internet foi disponibilizada pela Prefeitura Municipal de Nova Trento, por meio do Departamento de Tecnologia da Informação, a comunidade do Distrito de Agutí está usufruindo de uma oportunidade única: participar em um curso de capacitação ministrado pelos participantes da CONSOLI – Comunidade Neotrentina de Software Livre, no qual um dos integrantes é o responsável pelo setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura, Emerson Casas Salvador. A Prefeitura Municipal de Nova Trento está apoiando esta iniciativa de inclusão digital, disponibilizando o local e o transporte dos professores ao interior.

“Nosso objetivo é fazer com que as pessoas consigam ter autonomia diante do computador, a fim de participar de cursos à distância, posteriormente”, informou Emerson Casas Salvador. O curso é ministrado às quintas-feiras e aos sábados, reunindo aproximadamente 30 pessoas do Distrito de Agutí e localidades próximas, nestes dois dias. A inclusão digital oferece oportunidade para pessoas que nunca tiveram acesso à rede mundial de computadores. Além de Salvador, as aulas são proferidas por outros membros da CONSOLI: Odair Rubleski, Jackson Mistura e Jairo Hoffmann.

E, recentemente, no dia 17 de setembro, a CONSOLI realizou um evento exclusivo no telecentro do Distrito de Agutí, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Trata-se do “Open Street” (Estrada Aberta), que tem o objetivo tornar conhecido o Software Livre a todas as pessoas, principalmente no interior. O evento contou com três palestras ministradas por membros da Associação de Software Livre de Santa Catarina (Solisc), e recebeu a Diretora da Solisc, Marlei Grolli.

Texto e foto: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento