Assessora de Imprensa participa de importante evento sobre Cinema em Florianópolis

A Assessora de Imprensa da Prefeitura Municipal de Nova Trento representou o gabinete do Prefeito e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo num importante evento sobre cinema, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no último sábado, 25 de junho. Trata-se do FAM – Festival Audiovisual Mercosul, que reúne pesquisadores, colecionadores de filmes e estudantes, num grande fórum de debate e apreciação de películas raras e alternativas. Nesta oportunidade, a Assessoria de Imprensa estabeleceu novo contato com o colecionador, Marcondes Marchetti, detentor de um filme sobre Nova Trento, datado de 1928.

Marchetti trouxe a lata com um filme de 35mm em nitrato, feito em 1928, pelo pioneiro José Julianelli, imigrante italiano radicado em Blumenau, mascate, dono de circo, fabricante de remédios caseiros e exibidor de cinema nas colônias italianas e alemãs da região. O filme, um dos 12 documentários (jornais cinematográficos) que Julianelli fez na década de 1920, necessita de restauração urgente. Neste evento em Florianópolis, Marchetti e o diretor do Cine Clube Nossa Senhora do Desterro, Gilberto Gerlach participaram da mesa redonda, juntamente com os especialistas em restauro, Myrna e Carlos Brandão, do Rio de Janeiro. Os especialistas afirmaram que o filme, aparentemente, pode ser restaurado.

Marcondes Marchetti, que comprou o acervo de cinema mudo de Julianelli um pouco depois do falecimento do imigrante italiano, em 1971, conseguiu recuperar os outros 11 jornais através de um acordo com a Cinemateca do Paraná, na época em que ela era dirigida pelo falecido escritor, cineasta e roteirista, Valêncio Xavier. O 12º documentário, sobre Nova Trento, só foi localizado por Marchetti há um ano.


Exibição de Gracia Ricevuta

Além destes contatos estabelecidos com Marcondes Marchetti e os especialistas em restauração, a Assessora de Imprensa da Prefeitura Municipal de Nova Trento, Elis Facchini apresentou o filme Gracia Ricevuta (Graça Recebida), do neotrentino José Poli, durante o evento do FAM, em Florianópolis. Esta foi a oportunidade encontrada para mostrar que Nova Trento também fez história, ao elaborar um filme curta-metragem com enredo na década de 1950, gravado em 16mm. Para os especialistas, que nunca ouviram o nome de José Poli, o filme neotrentino poder ser considerado o primeiro filme com enredo de Santa Catarina. Myrna e Carlos Brandão se surpreenderam com a qualidade das imagens, da luz e dos enquadramentos do cineasta amador, e afirmaram que levarão o nome de Poli para o Rio de Janeiro. “Desta forma, este senhor poderá ser reconhecido como merece pelos críticos em cinema de Santa Catarina e do Brasil. Estou muito emocionada em ter o privilégio de ver este material”, disse Myrna Brandão.

Os contatos com o colecionador, Marcondes Marchetti seguirá por parte da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Nova Trento, que já planeja uma reunião com o Prefeito Municipal de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi. “Diante dessas informações valiosas, percebemos o interesse de outras pessoas em incrementar o resgate de nossa cultura. Ficamos muito felizes com isso, pois vamos dar continuidade ao trabalho já desenvolvido pela nossa Secretaria”, destaca o Secretário de Cultura e Turismo, Eluísio Antonio Voltolini.

 

 

Foto: Assessora de Imprensa, Elis Facchini segura o filme de José Julianelli, sobre Nova Trento. Ao seu lado estão participantes do FAM, com os integrantes da mesa redonda, Marcondes Marchetti, Gilberto Gerlach, Myrna e Carlos Brandão.

Texto e foto: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento