Nova Trento esteve presente na 1ª Mostra Comemorativa ao Dia Estadual do Vinho

O Dia Estadual do Vinho é celebrado no primeiro domingo do mês de junho, conforme Projeto de Lei nº 184/08, de autoria do deputado Padre Pedro Baldissera (PT), aprovado em 2009. Para enaltecer ainda mais esta data, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina realizou a 1ª Mostra Comemorativa ao Dia Estadual do Vinho, que ocorreu nesta quarta-feira, 1º de junho, na própria Assembleia, em Florianópolis. Nova Trento se fez presente com um estande especialmente decorado, apresentando o melhor da cultura e da produção de vinhos neotrentinos.

O Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Eluísio Antonio Voltolini e o Diretor de Cultura e Intercâmbio, Rino Montibeller marcaram presença, juntamente com os produtores de vinhos de Nova Trento, como a Vinícola Vô Luiz e a Vinícola Neotrentina. “Não posso deixar de agradecer às Vinícolas, que nos auxiliaram na degustação dos vinhos, e a seus colaboradores Alexsandro de Medeiros, Dirlene Quaiatto, Eduardo Dalla Brida e Léia Tomasoni. Também agradeço à Epagri, especialmente à Cinelândia Venier Cipriani e a Acioni Vicente, que ajudaram na organização do estande desta Mostra”, ressaltou o Secretário, Eluísio Antonio Voltolini, que manteve contato com o autor da Lei nº 184/08, Padre Pedro Baldissera. “Ele conhece Nova Trento e se comprometeu em fazer novas visitas. Além disso, ele pretende realizar um encontro com os polos produtores de vinho do Estado, visando a realização da 2ª Mostra”, conta o Secretário.

A programação desta 1ª Mostra iniciou às 10 horas, com exposição. A partir das 19 horas, as autoridades presentes, incluindo os deputados e o autor da Lei, Padre Pedro Baldissera participaram do ato comemorativo. Ao final, todos puderam degustar os vinhos apresentados na Mostra. Segundo informações da assessoria da Assembleia Legislativa, o evento teve como objetivo valorizar ainda mais a produção de vinhos catarinenses, estimulando o consumo destes. Hoje Santa Catarina é o 4º produtor de uvas e o 2º de vinho, mas ainda é necessário difundir a qualidade do vinho, melhorar a infraestrutura dos parreirais, e investir em pesquisas e em novas tecnologias.

Texto: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento