1º Festival de Bandas e Fanfarras ocorre neste sábado em Nova Trento

A Prefeitura Municipal de Nova Trento, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, juntamente com a Fanfarra Municipal de Nova Trento (FAMUNT) realizarão o 1º Festival de Bandas e Fanfarras, neste sábado, 28 de maio. O evento, que tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, iniciará às 9h30min, com desfile pela rua Santo Inácio, e prossegue à tarde, nas quadras cobertas da Escola de Educação Básica Francisco Mazzola, centro de Nova Trento. Das 25 bandas e fanfarras previstas para o evento, apenas a metade virá a Nova Trento se apresentar, pois, devido a greve dos professores do Estado, a maioria das Escolas Estaduais não teve tempo suficiente para os ensaios.

Segundo o maestro da FAMUNT, Reginaldo Bento Jovino, mesmo com a greve e a desistência de muitas bandas e fanfarras, os integrantes de muitas delas fazem questão de vir a Nova Trento prestigiar o evento. O Festival iniciará pela manhã na rua Santo Inácio, com o desfile de três fanfarras: uma da cidade de Blumenau e duas de Brusque. No período da tarde, a partir das 13 horas, a programação continua nas quadras cobertas da Escola de Educação Básica Francisco Mazzola, sendo que a abertura será feita pela centenária Banda Musical Padre Sabbatini, de Nova Trento, que executará os hinos oficiais e, em seguida, fará sua apresentação. Durante toda a tarde, o público poderá acompanhar as apresentações de bandas e fanfarras de Brusque, Blumenau, Canelinha, Itapema, Tijucas, São José, São João Batista, além da FAMUNT e da Fanfarra Escolar João Bayer Sobrinho, do Distrito de Claraíba. Ainda está para ser confirmada a participação da Orquestra de Biguaçu. “Todos nós estamos numa expectativa muito grande para este evento”, destaca o maestro da FAMUNT, Reginaldo Bento Jovino.

Vale pontuar que, ao final do evento, por volta das 17h30min, ocorrerá a premiação de todas as bandas e fanfarras participantes, com a entrega de um troféu. No local do evento, na Escola de Educação Básica Francisco Mazzola, haverá comercialização de lanches e bebidas, sempre contando com a ajuda dos pais dos componentes da FAMUNT. Durante os intervalos, de uma apresentação para outra, um DJ de Brusque, Deivison Mafra animará o público participante.

Estreia do Corpo Coreográfico da FAMUNT será atração

Para o 1º Festival de Bandas e Fanfarras, os componentes da Fanfarra Municipal de Nova Trento tem realizado inúmeros ensaios. Novas músicas serão apresentadas ao público durante o evento. Além disso, haverá a estreia do corpo coreográfico da FAMUNT. Neste ano, a Secretaria Municipal de Educação e Esportes efetuou a contratação de um professor coreógrafo, Leo Dias, que está oferecendo todo suporte para as meninas componentes.

Outra novidade para este evento será a apresentação da Fanfarra Escolar João Bayer Sobrinho, do Distrito de Claraíba, composta por 22 integrantes. “Em pouco mais de um ano, Nova Trento já conta com duas fanfarras, a FAMUNT e a do Distrito de Claraíba, esta última com apenas dois meses de ensaios. Isso é motivo de muito orgulho para toda população”, destaca o maestro, Reginaldo Bento Jovino.

Texto e foto: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento