Campanha de Vacinação Contra a Gripe é prorrogada até o dia 20 de maio

A Secretaria de Estado da Saúde decidiu prorrogar a Campanha de Vacinação contra a Gripe em todos os municípios catarinenses por mais uma semana. A Campanha, que terminaria nesta sexta-feira, segue agora até o dia 20 de maio. O objetivo é ampliar a participação dos municípios para que desenvolvam estratégias e busquem alcançar a cobertura vacinal proposta pelo Ministério da Saúde: 80% em todos os grupos da campanha. Até agora a meta alcançada foi de 70%.

Segundo a vacinadora, Ediana Minatti o grupo de gestantes está com as coberturas mais baixas na média do Estado e, em Nova Trento, não é diferente. “Solicitamos que as gestantes comparecem aos postos de saúde para receber a vacina”, declara. Os postos do Centro, Trinta Réis e Claraíba possuem vacinas à disposição para os grupos de maior destaque: gestantes, idosos acima de 60 anos, crianças de até 2 anos e trabalhadores de serviços de saúde. Além destes públicos, a Vigilância Epidemiológica do Estado liberou vacinas para as pessoas que possuam doença crônica, como HIV/Aids, cardiopatas crônicos, pneumopatas crônicos e diabetes mellitus. Os alunos da APAE, que também apresentam mais vulnerabilidade para complicações decorrentes da gripe, também foram incluídos para receber a vacina.

Detalhe importante: todas as crianças maiores de 6 meses e menores de 2 anos receberam apenas metade da dose da vacina contra a Gripe. A segunda dose é aplicada após 30 dias. Este ano, a vacina foi reformulada e é trivalente, ou seja, protege contra três tipos de vírus da gripe. Quem recebe a dose está imunizado contra a Influenza H1N1 (Gripe A), Influenza H3N3 e Influenza B, sendo os dois últimos os vírus mais identificados na gripe comum.

Texto e foto: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento