Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa dia 25 de abril
A Prefeitura Municipal de Nova Trento, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Desenvolvimento Comunitário já está preparada para mais uma Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, conhecida como Gripe. Idosos acima de 60 anos, gestantes e crianças com idade de 6 meses a 2 anos devem receber a vacina entre os dias 25 de abril e 13 de maio. O Dia D de vacinação ocorre no dia 30 de abril, sábado. Neste dia, os postos de saúde do Centro, Trinta Réis e Claraíba estarão atendendo das 8h às 17 horas, sem fechar para almoço.
O slogan da Campanha de Vacinação deste ano é “VACINAÇÃO PARA QUEM PRECISA DE MAIS PROTEÇÃO. UM DIREITO SEU ASSEGURADO PELO SUS”. Além das unidades sanitárias do Centro, Trinta Réis e Claraíba que possuem as vacinas à disposição, a Secretaria Municipal de Saúde e Desenvolvimento Comunitário encaminhará profissionais habilitados às localidades do interior neotrentino. “A partir do dia 26 de abril estaremos visitando as comunidades do interior, aplicando vacinas nas pessoas que tem dificuldade de se deslocar até o centro ou outros bairros”, assinala a vacinadora, Ediana Minatti.
Sobre a Influenza
Também conhecida como gripe, a influenza é uma infecção do sistema respiratório cujas principais complicações são as pneumonias, que são responsáveis por um grande número de internações hospitalares no País. A doença tem início com febre alta, em geral acima de 38°C, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça e tosse seca.
A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias. Os sintomas respiratórios como a tosse e outros, tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e mantêm-se em geral por três a quatro dias após o desaparecimento da febre.
É uma doença muito comum em todo o mundo, sendo possível uma pessoa adquirir influenza várias vezes ao longo de sua vida. É também frequentemente confundida com outras viroses respiratórias, por isso a certeza de seu diagnóstico só se obtém mediante exame laboratorial específico. (Fonte: Ministério da Saúde).
Texto: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento
Foto: Divulgação Ministério da Saúde