Estudante da Escola do Distrito de Aguti vence concurso de redação promovido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas
O estudante da Escola de Ensino Fundamental de Aguti, Leonardo Aparecido Visnheski obteve o 1º lugar na categoria Séries Finais do Ensino Fundamental, no 1º Concurso de Redação realizado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas, com a temática “O que podemos fazer pela preservação da água em nossa comunidade?”. A Prefeitura Municipal de Nova Trento, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esportes foi convidada pelo Comitê para participar da programação em comemoração à Semana da Água, entre os dias 21 e 26 de março, em que uma das ações era a elaboração de uma redação envolvendo os alunos das séries finais e ensino médio das escolas do município.
“Para nós é uma satisfação muito grande, pois provou que a parceria entre o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas e o Comitê local, constituído pelas Secretarias Municipais de Educação e Esportes, Agricultura e Meio Ambiente, Epagri e APREMANT foi positiva”, destaca a Secretária Municipal de Educação e Esportes, Rosita Sônia Valle Tridapalli. O estudante Leonardo será premiado com uma máquina fotográfica digital, além da publicação da redação nos meios de comunicação e um certificado de premiação. Além disso, todas as escolas participantes do concurso receberão um certificado de participação. A entrega dos prêmios acontecerá em uma sessão da Câmara Municipal de Vereadores do município, com data a ser definida.
O estudante Leonardo Aparecido Visnheski contou com o apoio de todos os professores e, em especial, da professora de Língua Portuguesa, Adelita Castellam e da professora de Gestão Ambiental, Fernanda Piazza. “Estou muito feliz, sentindo-me muito importante, porque consegui mostrar que a Escola do Aguti (interior do município) possui alunos motivados e capacitados para participar de atividades de grande prestígio como esse concurso”, disse Leonardo. Para a professora, Fernanda Piazza, esse tipo de atividade vem conscientizar o aluno, que é capaz de perceber os problemas ambientais e também ver opções para solucioná-los.
Redação 1º Lugar: Ensino Fundamental II
Título: Água e consciência
Para preservação da água de nossa comunidade do Aguti precisamos da ajuda de todos, porque as águas de nossas comunidades enfrentam vários problemas, desde o lixo que jogam no rio agrotóxicos, desmatamento de nossas matas ciliares e o lançamento de esgoto em nossos rios.
Devemos nos unir e resolver esses problemas com pontos de coleta do lixo principalmente as embalagens de agrotóxicos que devem ser devolvidas às agropecuárias, como também a construção de fossas nas casas para não jogarem o esgoto no rio. Importante seria também placas avisando sobre o risco de agrotóxicos e animais mortos em nosso rio.
Multar com rigor aqueles que descumprirem as leis como desmatar as matas ciliares.
Se a comunidade não colaborar não teremos água potável e como sem água ninguém vive, como nós teremos muito sofrimento.
Acredito que com essas pequenas medidas nossa comunidade terá mais saúde e nossas águas e meio ambiente serão preservados.
Leonardo Aparecido Visnheski – 8º ano
Escola de Ensino Fundamental de Aguti
Nova Trento
Texto: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento
Foto: Divulgação Escola do Distrito de Aguti