Grupo “Cuidar” inicia com a participação de 16 pessoas da comunidade
Dezesseis pessoas da comunidade participaram da abertura do Grupo “Cuidar”, desenvolvido pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), da Secretaria Municipal de Saúde e Desenvolvimento Comunitário de Nova Trento. O encontro ocorreu nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, no Auditório da Prefeitura Municipal de Nova Trento, sendo conduzido pela psicóloga Ariany Maçaneiro, fonoaudióloga, Feliciana Vinotti e fisioterapeuta Cristiane Trindade Siegle, e contou com a presença do Secretário Municipal de Saúde, Godofredo Luiz Tonini. O Grupo Cuidar tem como objetivo orientar pessoas da comunidade que prestam atendimento a acamados, idosos, pessoas com algum tipo de deficiência, transtorno mental ou alguma debilidade motora.
Segundo informações dos profissionais do NASF, os encontros do Grupo Cuidar ocorrerão sempre às segundas-feiras, quinzenalmente, no Auditório da Prefeitura Municipal. Na abertura do grupo, os participantes puderam conhecer um pouco mais sobre o trabalho desenvolvido pelos profissionais do NASF e entender a importância de ser um cuidador. “É muito interessante perceber que, neste primeiro encontro, vocês já estão trocando experiências, portanto, um aprende com o outro”, destacou a fonoaudióloga Feliciana Vinotti, durante a abertura. A cada encontro, um novo tema será apresentado aos participantes, tendo duração de aproximadamente uma hora. As orientações dos profissionais ajudam a qualificar o trabalho do cuidador junto às pessoas cuidadas. O próximo encontro será no dia 14 de março, para o qual todos os interessados estão convidados.
Sobre o NASF
O NASF foi implantado este ano, pela primeira vez no município, e trata-se de uma ampliação da atenção primária à saúde, voltado à promoção, proteção e recuperação da saúde, visando a melhoria na qualidade de vida. O profissionais do NASF realizam diversas atividades, como auxílio à equipe da Estratégia da Saúde da Família (ESF); reuniões com as Agentes Comunitárias de Saúde (ACS), com o intuito de discutir casos e identificar aqueles de maior urgência, que necessitam de atendimento individual. Além disso, realizam atendimento em casos provenientes de encaminhamentos médicos; contribuem e participam dos grupos já existentes no município, como o Tabagismo, Gestantes, Hipertensos e Diabéticos, dentre outros.
Texto e foto: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento