Prefeituras de Nova Trento e Rodeio enviam convite oficial à Federação dei Corpi Vigili del Fuoco Volontari

O responsável pelo setor de Cultura e Intercâmbio, Rino Montibeller, que tem como tarefa principal estreitar ainda mais os laços de Nova Trento com a Itália, esteve na cidade de Rodeio, na semana passada, para conversar com o Prefeito Municipal, Carlos Alberto Pegoretti, e o Vice-prefeito, Genor Girardi, apresentando a proposta de parceria com a Federação dei Corpi Vigili del Fuoco Volontari (Federação dos Bombeiros Voluntários), da Província Autônoma de Trento, Itália. A Prefeitura Municipal de Nova Trento e a Prefeitura Municipal de Rodeio, juntamente com as duas coordenadorias de Defesa Civil, e com o apoio do Corpo de Bombeiros de Jaraguá do Sul e a Defesa Civil do Estado encaminharam convite oficial à Vigili del Fuoco, para que uma equipe de voluntários italiana venha para Santa Catarina. O objetivo é verificar a possibilidade de parceria para a profissionalização de bombeiros locais.

A Federação dei Corpi Vigili del Fuoco Volontari é considerada uma das melhores defesas civis do mundo. Possui mais de 70 anos de atuação na Itália, sendo formada essencialmente por voluntários, que atendem prontamente a qualquer emergência. Entre as atividades de maior destaque nos últimos anos foi o atendimento às vítimas do terremoto de L'Áquila, na região central da Itália, em abril de 2009. Hoje Nova Trento não possui Corpo de Bombeiros, mas conta com uma coordenadoria de Defesa Civil. A ideia é que, futuramente, possa ser criado um Corpo de Bombeiros Voluntário, no mesmo perfil da Vigili del Fuoco, da Província Autônoma de Trento. “Se tudo der certo, os voluntários poderão vir para Nova Trento em maio ou junho deste ano”, destaca Rino Montibeller.


Fotos:

  1. Rino Montibeller (centro), com o Prefeito Municipal de Rodeio, Carlos Alberto Pegoretti, e o Vice-prefeito, Genor Girardi após a assinatura do convite oficial à Federação Vigili del Fuoco

  2. Todos os anos, a Federação Vigili del Fuoco realiza curso de formação de bombeiros mirins, no qual participam mais de 700 crianças. O objetivo é prepará-las para qualquer adversidade.


Texto: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento

Fotos: Rino Montibeller