Curso Formação pela Escola – Módulo Competências Básicas forma primeira turma

A Diretora de Ensino, Fabiana Marchiori, que presta assessoria técnica para o funcionamento dos Conselhos de Acompanhamento e Controle Social da Educação (FUNDEB, CAE e Conselho Municipal de Educação), foi encaminhada pela Secretaria de Educação e Esportes de Nova Trento para participar de um treinamento especial, oferecido pelo FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, por meio da Secretaria de Educação do Estado. Lá, Fabiana recebeu todo o suporte para atuar como tutora municipal do Programa Formação pela Escola, que tem o objetivo de oferecer cursos de formação continuada para toda população, garantindo conhecimento dos programas de financiamento da educação. A primeira turma em Nova Trento iniciou o curso no dia 6 de outubro, encerrando as atividades no dia 11 de novembro.

Segundo Fabiana Marchiori, o curso oportunizou que as pessoas da comunidade sugerissem e acompanhassem a utilização dos recursos destinados à Educação. Na etapa final, houve a revisão dos conteúdos trabalhados durante o módulo, além da apresentação da atividade final – trabalho conclusivo, cujo objetivo era o cursista identificar um problema educacional em sua comunidade e fazer uma análise crítica, contextualizando-o e propondo possíveis caminhos para solucioná-lo. “Os alunos foram bem criativos e empenhados ao realizarem a atividade final. Foram feitos questionários com amostras de dados junto aos alunos (Alimentação Escolar), pesquisa na Secretaria de Administração e Finanças (Transporte Escolar), consulta a conselheiros municipais, nas Unidades Escolares, nas Creches e na Secretaria Municipal de Educação”, destaca Fabiana. As propostas de soluções de alguns problemas identificados foram muito relevantes e serão encaminhadas à administração municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, sendo que os melhores trabalhos serão encaminhados ao FNDE.

Novas turmas para 2011

Para aqueles que não conseguiram participar da primeira turma do Curso Formação pela Escola – Módulo de Competências Básicas, fica a dica: haverá novas turmas em 2011. A Diretora de Ensino, Fabiana Marchiori informa que já há uma lista de interessados, mas as pré-inscrições continuam abertas. Mais informações pelo telefone (48) 3267-3251. A data de início do curso será definida posteriormente. Para o ano que vem haverá também a abertura da turma do Módulo FUNDEB, para os alunos que já realizaram o Módulo Competências Básicas (introdutório e obrigatório).

Vale pontuar que os cursos são totalmente gratuitos, sendo que o cursista tem acesso ao curso através do AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. O material disponível on line, consta de um módulo de estudo e um caderno de atividade. É exigindo 100% de frequência nos encontros presenciais e aprovação nas atividades realizadas à distância. Os cursistas também recebem certificação, ao concluírem as atividades. No processo de aprendizagem todos têm o apoio da tutora nos encontros presenciais e em horários semanais.

A Tutora Municipal, Fabiana Marchiori agradece aos alunos pela participação e dedicação na realização deste primeiro curso, as demais secretarias municipais, a imprensa e os colegas de trabalho. “Também agradeço a Secretária de Educação e o Prefeito Municipal, pelo apoio e oportunidade de oferecer à comunidade neotrentina momentos de aprendizagem e discussão em torno dos programas do FNDE, e da importância da participação dos cidadãos na definição das políticas públicas, principalmente na área educacional”, finaliza Fabiana.

Texto: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento

Fotos: Fabiana Marchiori