Evento em Nova Trento reuniu profissionais do turismo religioso de Santa Catarina que aprovaram criação de rota turística Vale dos Santuários
Representantes de Prefeituras de pelo menos 25 municípios catarinenses, da Secretaria de Estado do Turismo, Esporte e Cultura, SANTUR, Região Turística Vale Europeu, FECOMERCIO e dos Santuários de Azambuja (Brusque), Santa Paulina, Nossa Senhora do Bom Socorro (Nova Trento), Angelina, Navegantes, Imbituba, Braço do Norte e Itajaí prestigiaram a 1ª Oficina de Turismo Religioso, realizada nesta quinta-feira, 14 de outubro, no Mosteiro Park Hotel, em Vígolo, Nova Trento. Um dos pontos altos do evento foi a aprovação do nome e da logomarca da Rota Turística de Turismo Religioso Sustentável, denominada VALE DOS SANTUÁRIOS, que reunirá em um único roteiro os principais santuários e atrativos da região.
O evento foi organizado pela Agência de Desenvolvimento Regional (ADRVALE) e o Comitê Temático de Turismo, Cultura e Esportes da 16ª SDR, em parceria com a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição – Santuário Santa Paulina, Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Pastoral de Turismo do Brasil e apoio da Secretaria de Estado do Turismo, Esportes e Cultura, SANTUR e Prefeitura Municipal de Nova Trento.
Participaram da solenidade de abertura o Presidente da Santur, Cimélio Marcos Pereira, a Gerente de Turismo da SOL, professora Elisa Wypes Santana de Lis, o Prefeito Municipal de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi, a Secretária de Cultura e Turismo de Nova Trento, Valquíria Dell'Antonio, a Diretora do Santuário Santa Paulina, Irmã Terezinha Pamplona, o presidente da ADRVALE, Osmar Boos, além de outros representantes estaduais e municipais ligados ao turismo.
Durante solenidade de abertura, o Prefeito Municipal de Nova Trento afirmou que o momento é oportuno para debater ainda mais o turismo desenvolvido na região. “Discutir, falar e conscientizar nunca é demais. É assim que desenvolvemos cada vez mais nossa cidade e nossa região”, disse Orivan Jarbas Orsi. A Secretária de Cultura e Turismo de Nova Trento enfatizou os principais pontos do Turismo Religioso para a região. “Através do turismo religioso, o turista pode conhecer não somente os santuários religiosos, mas outros atrativos da cidade e da região. Para isso, precisamos estar preparados para atender esse turista, que cada vez mais vem para Nova Trento e o Vale do Rio Tijucas”, explica Valquíria.
O Presidente da Santur, Cimélio Marcos Pereira destacou o interesse em promover o turismo religioso e o Vale dos Santuários já no próximo material publicitário que será elaborado para divulgar Santa Catarina durante a temporada. Ainda antes do início das palestras da Oficina, a Coordenadora das Câmaras Empresariais da Fecomércio, Marília Hafermann, disse que apoiará o projeto desta região e afirmou que a entidade se coloca à disposição dos organizadores para garantir resultados positivos ainda este ano.
A 1ª Oficina de Turismo Religioso Sustentável do Sul do Brasil contou com diversas palestras, sendo debatido o turismo inter-religioso, a importância da motivação e reflexão em turismo religioso e a integração do turismo religioso, com as falas do Pe. Carlos Alberto Chiquim, e dos professores Amani Spachinski e Ruben O. Moyano.
Prefeito Municipal de Nova Trento pretende colocar em prática roteiro exclusivo no município
Durante a palestra do padre Carlos Alberto Chiquim, o Prefeito Municipal de Nova Trento expôs alguns detalhes do projeto-roteiro que está sendo planejado para o município: uma caminhada de aproximadamente 68 quilômetros, interligando várias capelas, oratórios e os santuários de Nova Trento, em que o turista atestará sua passagem por cada ponto, recebendo um certificado ao final do percurso. Orivan Jarbas Orsi disse que pretende, com isso, fazer com que o turista permaneça mais tempo na cidade, movimentando a economia local. Padre Chiquim se colocou à disposição para fazer o roteiro e analisá-lo tecnicamente, para que, posteriormente, ele seja efetivado.
Texto e fotos: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento