Defesa Civil desenvolve ações de prevenção e conscientização com estudantes do Claraíba

A Campanha sobre Noções Gerais de Defesa Civil com ênfase na Prevenção, organizada pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil para os alunos do 5º ano da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental João Bayer Sobrinho, Distrito de Claraíba, tem proporcionado momentos de reflexão para os estudantes daquele educandário. Diversas palestras de conscientização foram realizadas ao longo das últimas semanas, envolvendo órgãos estaduais e municipais.

No dia 24 de setembro, os alunos do 5º ano do Distrito de Claraíba acompanharam a palestra proferida pelo Sargento do Corpo de Bombeiros de São João Batista, Alex Romancini, sobre produtos perigosos. No início deste mês de outubro, os estudantes participaram de outra atividade, desenvolvida pela Coordenadora Municipal de Defesa Civil, Ivana Regina Cadore. “Construímos artesanalmente pluviômetros, que serão instalados, posteriormente, na própria escola, após a certificação da turma, no dia 21 de outubro”, registra Ivana. A partir daí, os próprios educandos ficarão monitorando o nível de precipitação (chuvas) na escola.

Dando ainda prosseguimento a Campanha, durante esta semana a Coordenadora Municipal, acompanhada pelo Biólogo Marinho Tomasi e pelo Engenheiro Agrônomo, Victor Alisson Gomes, organizaram um mutirão de limpeza nas margens do rio que corta o Distrito e nas ruas próximas à escola. O evento contou com uma explanação do biólogo e do engenheiro agrônomo, que explicaram aos estudantes qual a relação do lixo com as catástrofes climáticas que ocorrem na atualidade com mais frequência. Todas essas atividades foram acompanhadas pela Coordenadora Municipal de Defesa Civil, Ivana Regina Cadore e pela professora da turma, Isabel Maria Bosio Costa, que está trabalhando os conteúdos propostos de forma interdisciplinar.

Novas ações planejadas para os próximos dias

A Coordenadora Municipal de Defesa Civil informa que na próxima quarta-feira, 13 de outubro, os estudantes do 5º ano da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental João Bayer Sobrinho contarão com uma palestra proferida pela Assessora de Imprensa da Prefeitura Municipal de Nova Trento, Elis Facchini, que vai expor a importância da comunicação como fator de prevenção. No dia 19 de outubro, terça-feira, os estudantes terão palestra com o engenheiro civil e proprietário da Pousada Portal do Vígolo, Julio César dos Santos, que explanará sobre as ações que podem ser tomadas para reaproveitar o lixo que é produzido diariamente.

A certificação dos estudantes pela participação no projeto já tem data marcada: dia 21 de outubro, às 19 horas, na Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental João Bayer Sobrinho, Distrito de Claraíba. O evento reunirá autoridades municipais e estaduais ligadas à Defesa Civil, além do Prefeito Municipal de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi, que faz questão que este mesmo projeto seja aplicado nos demais núcleos escolares do município, posteriormente.

Texto e fotos: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento