Prosseguem as obras na rua Florianópolis após conclusão dos trabalhos na Rodovia SC 411

No início deste mês, a empresa contratada pelo Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), finalizou a construção de grandes galerias pluviais no bairro Besenello. O projeto de engenharia e ambiental, executado com recursos do Estado, foi autorizado com licenciamento ambiental e respectiva autorização ambiental, todos sob responsabilidade do Deinfra. Agora, o bairro que sofria com constantes alagamentos após às chuvas, terá mais segurança e tranquilidade diante dos fenômenos climáticos. Após a liberação da Rodovia SC 411, prosseguem as obras de pavimentação da rua Florianópolis.

O trânsito na Rodovia SC 411 foi interditado próximo ao Trevo das Bandeiras, no bairro Besenello, isso porque as grandes galerias pluviais foram edificadas neste trecho da rodovia, seguindo até o Rio do Braço, passando pelos terrenos de três proprietários. O município de Nova Trento participou das obras com a disponibilização do espaço para a execução. Os constantes alagamentos no bairro Besenello ocorriam pelo fato da tubulação existente não possuir capacidade de vazão para toda a água acumulada no local.

O executivo municipal manteve contato com os proprietários dos imóveis visados pelo Deinfra, tendo em vista que o projeto de engenharia foi executado em linha reta, da cabeceira da SC 411, até o leito do Rio do Braço, proporcionando mais vazão para a água. Outro ponto observado pelo setor de engenharia responsável da Prefeitura foi em relação a localização dos imóveis visados pelo Deinfra. Por esses terrenos contarem com servidão administrativa da Eletrosul, isto impossibilita aos proprietários usufruir do imóvel de várias formas, por questão de segurança, sendo estes mesmos imóveis desvalorizados em relação ao mercado.

Acordo com os proprietários

Por conta desses detalhes, a Prefeitura Municipal de Nova Trento entrou em contato com os proprietários, para de uma forma amigável, obter autorização da obra no local. Após várias reuniões, durante aproximadamente quatro meses, sem se chegar a algum acordo, o município decretou de utilidade pública os imóveis, e ingressou com uma ação de desapropriação.

Contudo, foram retomadas as negociações com os proprietários dos imóveis, buscando um acordo para o caso. Por fim, os particulares concordaram com a execução da obra, sem custos para o município, sob a condição de continuarem proprietários dos imóveis. Desta forma, foi assinado um Termo de Cessão de Uso de Imóvel Particular, em que a empresa contratada pelo Deinfra foi autorizada a realizar a obra naquele local, utilizando parte do terreno dos proprietários.

Pavimentação na rua Florianópolis está quase concluída

Em julho deste ano, a empresa Andrade e Amorim Pavimentação e Drenagem Ltda ME, de São João Batista, que venceu o processo licitatório realizado por pregão presencial, finalizou os trabalhos de drenagem na rua Florianópolis. As obras de pavimentação iniciaram logo em seguida, prosseguindo até a altura da rua Isidoro Antônio Couto, quando precisaram ser interrompidas para dar passagem aos motoristas que trafegavam pela Rodovia SC 411 – devido às obras para construção das grandes galerias pluviais.

Ainda este mês, os trabalhos de pavimentação foram retomados e, em breve, a rua Florianópolis estará totalmente concluída. Vale pontuar que este projeto está se tornando realidade por meio de um convênio firmado entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Infraestrutura. Os recursos são na ordem de 208 mil, sendo R$ 150 mil do Governo e R$ 58 mil do município. Esta era uma reivindicação antiga da comunidade da rua Florianópolis, a primeira via criada no município de Nova Trento. Os recursos foram solicitados ainda em 2009, pelo Prefeito Municipal de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi, e pelo vereador neotrentino, Josemar Franzoi (PSDB).

Texto e fotos: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento