Finalistas do Programa Ídolos da Rede Record entregam as chaves das novas casas do bairro Ponta Fina Sul

A emoção tomou conta dos novos moradores do bairro Ponta Fina Sul, na tarde desta quarta-feira, 8 de setembro. Eles receberam as chaves das 11 novas casas e as escrituras das mãos do presidente do Instituto Ressoar, Ivanildo Lourenço, da diretora presidente da Companhia de Habitação do Estado de Santa Catarina (Cohab), Maria Darci Mota Beck, do Prefeito Municipal de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi e do Secretário de Bem Estar Social e Habitação, Adauton Raulino. O evento contou ainda com a participação dos finalistas do Programa Ídolos, da Rede Record, Tom Black, Israel Lucero, Chay e Nise Palhares. O Programa Ídolos, que vai ao ar hoje à noite (9), às 23 horas, terá passagens exclusivas sobre o evento que ocorreu ontem em Nova Trento.

O solenidade de inauguração que ocorreu no bairro Ponta Fina Sul também contou com a presença de Secretários Municipais, funcionários da Prefeitura Municipal de Nova Trento, vereadores neotrentinos e uma legião de fãs do Programa Ídolos. Vale destacar que as novas casas entregues às pessoas que sofreram com a enchente de novembro de 2008, tornou-se possível graças a parceria da Companhia de Habitação do Estado de Santa Catarina (Cohab) e o Instituto Ressoar, com a Prefeitura Municipal de Nova Trento, por meio da Secretaria de Bem Estar Social e Habitação. Os recursos para a construção dessas casas foram repassados pelo Instituto Ressoar e Rede Record, através da Campanha Reconstruindo Santa Catarina, e o terreno foi adquirido pela administração municipal, com recursos provenientes do governo do Estado.

A presidente da Cohab parabenizou todos os envolvidos na realização destes sonhos para essas famílias que sofreram com a enchente de novembro de 2008. “Além desta casa, vocês beneficiários, receberão também um refrigerador, pelo Programa de Eficiência Energética (Proceleficiência), da Celesc. E, em breve, serão contemplados também com outros projetos da Celesc”, afirmou Maria Darci Mota Beck. O Presidente do Instituto Ressoar falou do grande apoio da Rede Record. “É um orgulho muito grande possibilitarmos a vinda dos finalistas do Programa Ídolos para Nova Trento, neste momento tão especial, que é a entrega das casas a estas famílias”, disse Ivanildo Lourenço.

O Prefeito Municipal de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi agradeceu o apoio do governo do Estado e, especialmente, o Instituto Ressoar. “Agradeço o Instituto Ressoar como catarinense, pois vocês proporcionaram conforto e segurança para inúmeras famílias em todo o Estado de Santa Catarina. E, o que o Instituto Ressoar fez por Nova Trento ficará marcado para sempre. Como forma de agradecer este gesto, colocamos o nome desta rua como 'Instituto Ressoar'”, ressaltou Orivan Jarbas Orsi, em seu pronunciamento.

Ao final da solenidade, os quatro finalistas do Programa Ídolos deixaram uma mensagem a todos os beneficiários e agradeceram o Instituto Ressoar e a Rede Record por toda segurança proporcionada a essas famílias. “Para nós é muito emocionante participarmos deste momento, desta nova etapa da vida de vocês que inicia agora”, afirmou Chay. O responsável por cada núcleo familiar recebeu do Prefeito Municipal e de diversos representantes da administração municipal a escritura da casa. As chaves de cada moradia foram entregues pelo Instituto Ressoar e pelos finalistas do Programa Ídolos.

Sobre as novas casas

A construção das 11 casas no bairro Ponta Fina Sul iniciou em fevereiro. De lá para cá, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Bem Estar Social e Habitação tem oferecido todo o suporte, para que os moradores tenham total conforto e melhor qualidade de vida. Todas as unidades habitacionais são de madeira, possuem banheiro, sala e cozinha (conjugados), dois dormitórios, seguindo um padrão determinado pela Cohab e Instituto Ressoar. Nesta última etapa antes da inauguração, a Prefeitura Municipal de Nova Trento agilizou a instalação da rede elétrica, com colocação de postes e iluminação na nova rua do bairro, denominada “Instituto Ressoar”. Além disso, a Secretaria de Transportes e Obras também realizou a instalação de fossas sépticas nas 11 habitações.

A doação das casas seguiu critérios pré-estipulados pelo Instituto Ressoar. Foi dada prioridade a idosos com mais de 65 anos, casos onde a mulher era a responsável pelo sustento familiar e famílias com deficientes físicos. Além disso, as famílias não poderiam possuir nenhuma outra moradia e também não deveriam estar participando de nenhum outro programa habitacional do governo. As casas doadas custam em média 15 mil reais cada uma. São construções populares, pré-moldadas, feitas em madeira e têm entre 30 e 36 metros quadrados.

Texto e fotos: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento