Grande público prestigia concerto do Coro Monti Pallidi na Igreja Matriz São Virgílio

A Igreja Matriz São Virgílio ficou lotada na noite desta terça-feira, 31 de agosto. Neotrentinos e visitantes fizeram questão de prestigiar a apresentação exclusiva do Coro Monti Pallidi, da cidade de Bolzano, Itália, que esteve pela primeira vez em Santa Catarina. O Coro italiano participou da missa, a partir das 19 horas e, em seguida, realizou um concerto, apresentando músicas populares italianas. Para surpresa de todos, o Coro Monti Pallidi iniciou a apresentação cantando os Hinos Nacionais do Brasil e da Itália. Aplausos intensos foi a forma que o público encontrou para expressar o sentimento e a gratidão, diante do grande espetáculo da noite.

Ao final do concerto, o presidente do Circolo Italiano de Joinville, Eloi Tonet, que gerenciou a vinda do Coro Monti Pallidi ao Brasil, agradeceu a todos pela participação, em plena terça-feira, e registrou que outras quatro apresentações foram realizadas pelo Coro nas cidades de Joinville e Jaraguá do Sul. A vinda do Coro para Nova Trento foi possível através de contados estabelecidos entre a a Secretária de Cultura e Turismo de Nova Trento, Valquíria Dell'Antonio e a neotrentina radicada em Joinville, Zenaide Tomasi Pires, que atua no Circolo Italiano de Joinville.

Um dos integrantes do Coro Monti Pallidi, presenteou o Prefeito Municipal de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi, com livros e lembranças do Coro Monti Pallidi e do Trentino Alto Ádige, além de uma flâmula do próprio Coro. A Secretária de Cultura e Turismo de Nova Trento, Valquíria Dell'Antonio também presentou o grupo italiano com imagens e livros de Santa Paulina e de Nossa Senhora do Bom Socorro, além de uma flâmula da cidade. Integrantes do Coro Monti Pallidi afirmaram que Nova Trento ficará marcada em suas lembranças, especialmente por conta da religiosidade, que puderam perceber quando visitaram os dois Santuários religiosos durante a tarde.

Após a apresentação do Coro Monti Pallidi, a Prefeitura Municipal de Nova Trento ofereceu um jantar ao grupo e seus acompanhantes, no Salão Paroquial São Virgílio. O Gruppo I Pargoleti, de Nova Trento, convidado pela Secretaria de Cultura e Turismo fez a recepção aos italianos, entoando canções populares neotrentinas. O evento contou também com a presença da rainha e das princesas da XVIII Incanto Trentino 2010, Vice-prefeito, Pedro Piva Neto, Secretários Municipais, vereadores e representantes de diversas entidades do município.

Conheça o Coro Monti Pallidi

Foi criado em novembro de 1967, por iniciativa do jovem professor, Sergio Maccagnan. O nome “Monti Pallidi” é em homenagem às montanhas do Trentino, especialmente as Dolomites. O Coro chama atenção por resgatar antigas canções populares italianas. Ao longo desses anos, o grupo foi convidado a realizar shows em muitas cidades italianas e, com o tempo, recebeu convite para apresentar-se em diversos países da Europa, como Alemanha, França, Suíça, Lituânia, Letônia, Polônia, entre outros. Atualmente o Coro Monti Pallidi é coordenado pelo filho de Sérgio Maccagnan, Paulo, que assumiu a função a partir de 2005. O Coro é formado por primeiros tenores, segundos tenores, barítonos, holandas – todas vozes masculinas, tendo lançado 6 discos/CD's ao longo de toda a carreira.

Texto e fotos: Elis Facchini- Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento