Estudantes neotrentinos participam do Programa Nacional de Resistência às Drogas
Este ano, estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais e da escola estadual participarão do Programa Nacional de Resistência às Drogas (Proerd) promovido pela Polícia Militar em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Nova Trento e a Escola de Educação Básica Francisco Mazzola. No ano passado, o programa era direcionado aos estudantes das 4as e 6as séries, mas este ano, devido às mudanças do projeto escolar, ele precisou ser adaptado somente para os estudantes do 5º ano. Para compensar essa diminuição do número de turmas, o policial instrutor do Proerd e promotor nacional de Polícia Comunitária, soldado Arildo Cardoso realizará diversas palestras em todas as turmas do Ensino Fundamental.
As aulas, que possuem duração de 45 a 60 min, são ministradas uma vez por semana pelo soldado Arildo, que está há mais de quatro anos desenvolvendo este trabalho no Vale do Rio Tijucas. O Proerd atuará durante três meses em Nova Trento, da mesma forma que em 2009, quando ao final formaram-se mais de 400 estudantes neotrentinos.
De acordo com informações do soldado Arildo, o Proerd atua no sentido de prevenir e reduzir o uso indevido de drogas e a violência entre estudantes. “Além disso, ajuda os estudantes a reconhecerem as pressões e a influência diária para usarem drogas e praticarem a violência, e a resistirem a elas”, destaca. O Proerd é mais um fator de proteção desenvolvido pela Polícia Militar para a valorização da vida, contribuindo, assim, para o fortalecimento da cultura da paz e a construção de uma sociedade mais saudável e feliz.
Novidade deste ano é o Proerd para Pais
A Secretaria de Educação e Esportes de Nova Trento e a direção da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental João Bayer Sobrinho, Distrito de Claraíba mostraram-se interessadas em um outro projeto desenvolvido pelo Proerd da Polícia Militar: é o Proerd para Pais, um curso ministrado em cinco encontros semanais, sempre às quartas-feiras, com duração de 2 horas e 30 minutos cada aula, proferida pelo mesmo Policial Instrutor do Proerd, soldado Arildo Cardoso.
Neste curso, os pais recebem informações relevantes sobre as drogas, assim como seu uso e experimentação, além de formas de redução da violência. Os pais também aprendem maneiras para criar um ambiente positivo, que beneficiará a boa saúde e o bem estar dos filhos, destacando os seguintes temas: As drogas e a violência nos dias de hoje; Noções sobre as drogas da atualidade; Como ajudar os filhos a lidar com as pressões; Protegendo os filhos da violência. Ao final do curso é entregue certificado numa solenidade de formatura.
Qualquer pai, mãe, ou responsável por uma criança ou adolescente poderá participar do curso, que é gratuito e ministrado na própria escola. A Diretora da Escola do Distrito de Claraíba, Lilian Cristiane Fontanelli destaca que é necessário elaborar uma relação de interessados, com no mínimo 10 participantes. Caso haja mais interessados do que o número proposto, poderão ser formadas mais turmas. Para tanto, é necessário preencher a seguinte ficha de inscrição e entregar na Escola:
Nome:__________________________________ Grau de Instrução______________________
CPF:_____________________ Nascimento______________________
Endereço:________________________________________________________
Telefone:_________________________________________________________
Quantos filhos no Proerd:_____________________________________
Assinatura:_____________________________________________
Texto e fotos: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento