Coordenadoria de Defesa Civil de Nova Trento e Assessoria de Imprensa participam de Oficina de Comunicação de Desastres em Florianópolis
A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) do Ministério da Integração Nacional, em parceria com o Departamento de Defesa Civil de Santa Catarina (Dedc) da Secretaria de Justiça e Cidadania (SJC) realizaram nos dias 26 e 27 de agosto, em Florianópolis, uma oficina gratuita de capacitação em Comunicação e Percepção de Risco. A Oficina ocorreu na sede da Defesa Civil Estadual, no bairro Capoeiras, e contou com a participação da Coordenadora de Defesa Civil de Nova Trento, Ivana Regina Cadore durante os dois dias. A Assessora de Imprensa da Prefeitura Municipal, Elis Facchini, participou do mesmo encontro no segundo dia de atividades, que teve como objetivo evidenciar a comunicação como ferramenta legítima no gerenciamento de riscos, servindo como instrumento para mobilizar profissionais de comunicação e de Defesa Civil a pensar em estratégias práticas de ação e multiplicação.
Essas oficinas acontecem por todo o Brasil e fazem parte do projeto de Promoção da Cultura de Riscos e Desastres (PCRD) e da Campanha Cidades Mais Seguras, realizada pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), em cooperação técnica com o Centro Universitários de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (CEPED/UFSC), tendo como apoio a Editora Lua Nova, por meio da Revista Com Ciência Ambiental. Durante a oficina, os participantes obtiveram informações sobre gestão de desastres, sociedade de risco, fundamentos de comunicação e o papel dos meios de comunicação na cultura de riscos. Com isso, profissionais de outras áreas conheceram um pouco mais os bastidores do processo da notícia, o dia a dia dos jornalistas, além de saber como repassar informações para imprensa.
O evento contou com palestrantes de renome nacional, como a consultora e Diretora de Redação da Revista Com Ciência Ambiental, Dra. Cilene Victor, além da diretora do Departamento de Minimização de Desastres da Secretaria Nacional, Daniela Lopes. Todos os participantes da Oficina receberam certificado, com carga horária de 12 horas, emitido pela Secretaria Nacional de Defesa Civil.
Texto e fotos: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento