Secretário de Estado da Agricultura inaugura 150º Telecentro do Programa Beija-Flor em Nova Trento

O Secretário de Estado da Agricultura, Enori Barbieri, o Prefeito Municipal de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi e a Supervisora de Apoio ao Estudante da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Brusque, Marli Vissoni assinaram os protocolos de intenções firmados entre o Governo do Estado e o poder público municipal, na manhã desta terça-feira, 18 de maio, na Biblioteca Pública Municipal de Nova Trento. O ato inaugurou oficialmente o telecentro da Biblioteca, composto por 10 computadores ligados à Internet, disponibilizados à toda população neotrentina. O espaço de inclusão digital é o 150º telecentro inaugurado pelo Programa de Inclusão Digital Beija-Flor, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Agricultura.

Além do telecentro da Biblioteca Pública, Nova Trento foi contemplado com os telecentros de inclusão digital Beija-Flor nas localidades de Claraíba e Baixo Salto. Segundo a equipe do Projeto Beija-Flor, os telecentros de Nova Trento possuem um diferencial em relação aos outros: é utilizado um ambiente de rede baseado em software livre, que possibilita novas abordagens e usos dos recursos tecnológicos. Este conhecimento técnico no emprego de software livre foi desenvolvido pelo setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura Municipal, sob responsabilidade do técnico em informática, Emerson Casas Salvador. Em função disso, a Secretaria de Estado da Agricultura selou convênio com a Prefeitura Municipal para que a mesma tecnologia seja desenvolvida em outros locais em que o Programa Beija-Flor esteja presente.

Para garantir a universalização do acesso às tecnologias da informação, o programa da Secretaria de Estado da Agricultura sela diversas parcerias no âmbito federal e estadual. Entre os parceiros estão o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, Epagri, Cidasc, Prefeituras e organizações do terceiro setor. Em Nova Trento, na Biblioteca Pública, a parceria foi com o Banco do Brasil. O Gerente de Atendimento aos Clientes de Tecnologia do Banco do Brasil, Adriano de Sousa Leite, fez questão de estar presente na inauguração do telecentro de Nova Trento. “Vim de Brasília para acompanhar este ato. Este é um esforço apartidário, de gente pública, que visa a inclusão da sociedade no meio digital”, destacou Leite durante seu discurso.

O Secretário de Estado da Agricultura informou que Santa Catarina possui 936 microbacias, envolvendo mais de 60 mil famílias que precisam ser atendidas pelo Programa Inclusão Digital Beija-Flor. “São muitas comunidades que precisam estar incluídas. Os pedidos vem de todos os municípios. Esta missão social de levar a tecnologia é algo muito gratificante para todos nós, e nos emociona em muitos momentos”, diz Enori Barbieri.

O Prefeito Municipal de Nova Trento agradeceu o empenho do vereador Josemar Franzoi (PSDB), que sugeriu a adesão ao Programa Inclusão Digital Beija-Flor à Secretaria de Educação e Esportes do município. Além disso, Orsi agradeceu à equipe do Programa Beija-Flor e ao técnico da Prefeitura, Emerson Casas Salvador, pela concretização do projeto. “As grandes obras, como as de infraestrutura, são muito importantes, mas ações como esta, da inclusão digital e social, que tornam as pessoas independentes, são ainda mais importantes”, assinala Orivan Jarbas Orsi. A Secretária de Educação e Esportes de Nova Trento, Rosita Sônia Valle Tridapalli falou da necessidade em atender as pessoas que não dispõem de computador e, muito menos, de Internet. “Muitos jovens universitários poderão também utilizar este local para os estudos e a pesquisa. Futuramente, pretendemos deixar a Biblioteca Pública aberta aos sábados, para toda população”, declara Rosita.

Horários de atendimento da Biblioteca Pública:

De segunda a sexta-feira, das 8h30min às 12h, e das 13h às 17h30min