Grupo de Hipertensos e Diabéticos proporciona melhoria na qualidade de vida dos neotrentinos

Na segunda terça-feira de cada mês, a Secretaria Municipal de Saúde e Desenvolvimento Comunitário realiza a reunião mensal com pacientes crônicos do centro da cidade, que possuam hipertensão arterial ou diabetes. O encontros na sede da Associação São Virgílio Pró-anciãos – La Casa dei Nonni vai além da conversa e da entrega de medicamentos. Médicos e especialistas da Saúde incentivam os exercícios físicos, realizam palestras educativas e fazem o acompanhamento periódicos de todos os pacientes individualmente. Além do centro de Nova Trento, médicos e especialistas se deslocam para as comunidades de Mato Queimado, Espraiado, Vígolo, Claraíba, Trinta Réis, Salto e demais bairros para atender outros pacientes crônicos. São mais de mil pessoas, entre hipertensos e diabéticos do município.

No centro de Nova Trento, a Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Comunitário atende 120 pacientes com hipertensão e diabetes. O enfermeiro Abiran Dalri Merizio explica que todos os participantes do grupo são estimulados com atividade física, como o alongamento no início da manhã, por volta das 7h30min. Quando não ocorre atividade física, os pacientes participam de palestras educativas, sobre saúde bucal, nutrição, entre outros assuntos. “No próximo mês faremos palestras sobre a importância dos chás”, destaca o enfermeiro Merizio. No mesmo encontro, os participantes podem se consultar com o médico à disposição, medir a pressão arterial e a glicose. Os dados de cada paciente são registrados pelas funcionárias do Programa Saúde da Família (PSF), que prestam orientação e fazem a entrega de medicamentos, conforme prescrição médica.

Uma participante do grupo, Marlene Dalbosco Marchi elogia o atendimento prestado pelos enfermeiros e médicos. “Eles são muito atenciosos, sempre orientam a gente e entregam os remédios necessários. As palestras e os exercícios físicos são muito instrutivos”, assinala. A neotrentina Rosi Tridapalli raramente perde um encontro do grupo de hipertensos e diabéticos. “Sempre estou aqui para fazer o acompanhamento”, explica.