Técnico da Seleção Brasileira Infanto Juvenil de Vôlei confere treinos das categorias de base de Nova Trento
O Técnico da Seleção Brasileira Infanto Juvenil de Vôlei, Antonio Rizola Neto deixou o Centro de Desenvolvimento de Voleibol em Saquarema, no Rio de Janeiro, para acompanhar os treinos das categorias de base do voleibol, coordenadas pelas técnicas Vandeca Ribeiro e Karina de Souza, em Nova Trento. Rizola chegou na tarde de quarta-feira e permanece até hoje, sexta-feira (9), para verificar o trabalho desenvolvido com 80 atletas em Nova Trento.
Em 2009, Antonio Rizola Neto assistiu todos os Campeonatos Brasileiros de Seleções Escolares, com idade até 17 anos, e ficou atento às meninas que se destacavam em quadra. De todas as equipes, Rizola selecionou 44 atletas para participar de uma semana de avaliação no Centro de Desenvolvimento de Voleibol, em Saquarema, no Rio de Janeiro, mantido pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), onde as seleções Infantil e Adulto treinam. Das 44 meninas, seis eram de Nova Trento. Destas, apenas três ficaram classificadas para iniciar treinos mais intensivos no próximo mês de maio: Rosamaria Montibeller e as gêmeas Simone e Marina Scherer. Elas participarão do Campeonato Sul Americano de Voleibol, que ocorre no Peru, em agosto.
Questionado sobre os critérios que utiliza para selecionar as atletas, Rizola foi bastante sincero: “Primeiro observo o biotipo da atleta, se ela tem altura. Em segundo lugar o comportamento dela em quadra, durante a competição, se tem espírito competitivo, e como se relaciona com as demais meninas da equipe. E, por último, analiso a qualidade técnica”, explica, com um sorriso nos lábios, o técnico da Seleção Brasileira Infanto Juvenil. Em relação à participação e permanência das atletas de Nova Trento na Seleção Brasileira, Rizola foi categórico: “Tudo vai depender delas. Nesse momento elas se destacaram, mas não tem cadeira cativa”, assinala o Técnico.