Profissionais da saúde participam de aula inaugural do curso de capacitação Agente Comunitário de Saúde

A Prefeitura Municipal de Nova Trento, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Desenvolvimento Comunitário, numa parceria com a Escola de Formação em Saúde (EFOS) proporcionaram uma aula inaugural do curso de capacitação Agente Comunitário de Saúde, na noite nesta segunda-feira, 1º de março, no auditório da Casa da Cidadania. O curso inicia esta semana e prossegue até julho. Serão 400 horas/aula ministradas por profissionais da área da saúde, com o objetivo de qualificar os agentes que atuam nas comunidades, especialmente no Programa Saúde da Família.

A EFOS é uma unidade da Secretaria de Estado da Saúde, vinculada à Superintendência de Planejamento e Gestão e à Diretoria de Educação Permanente em Saúde. Ela está inserida na rede de Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (SUS), Ministério da Saúde (MS), e integra-se à Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). Desta forma, o curso é oferecido a todos os interessados gratuitamente, sendo a administração municipal responsável apenas pelo transporte e alimentação.

Na aula inaugural do curso de capacitação, o Secretário de Saúde e Desenvolvimento Comunitário, Godofredo Luiz Tonini salientou que a qualificação é muito importante e será fundamental para o desenvolvimento das atividades do dia a dia. “O trabalho de vocês se tornará mais fácil e mais eficiente”, disse. O Secretário de Saúde e São João Batista e Coordenador do Colegiado de Gestão das Secretarias Municipais de Saúde da Grande Florianópolis, Sálvio Osmar Tonini assinala que hoje a qualificação é fundamental. “Então, aproveitem bem o curso, tirem suas dúvidas e insistam para serem cada vez melhor”.

A gerente da EFOS, Leni Granzotto e a Coordenadora Pedagógica do Curso, Márcia Gil Barddal desejaram boas vindas a todos e destacaram que neste curso ainda não é exigida escolaridade mínima, mas que o Ministério da Saúde poderá mudar isso em breve, de acordo com a carga horária oferecida. “Mais adiante será necessário ter o ensino médio (2º grau). Quem sabe não seja a oportunidade para que vocês ganhem ânimo e prossigam com seus estudos”, relataram Leni e Márcia.

Em todo o período de curso em Nova Trento e na região do Vale do Rio Tijucas, a Coordenadora Pedagógica Regional, Karina Wolff atenderá todas as participantes e dará o suporte necessário. Neste primeiro momento, as participantes neotrentinas receberam kits contendo livros, cadernos, camiseta e bolsa para o curso de capacitação. As aulas serão ministradas em todas as quintas-feiras, no período matutino e vespertino, no auditório da Casa da Cidadania.