Prefeitura Municipal e Celesc entregam 26 refrigeradores às famílias neotrentinas em vulnerabilidade social
As Centrais Elétricas de Santa Catariana (Celesc), através da empresa Móveis Gazin, vencedora da licitação de bens, juntamente com a Prefeitura Municipal de Nova Trento, efetuaram a entrega de 26 refrigeradores às famílias neotrentinas em vulnerabilidade social e que sofreram com a enchente de novembro de 2008. Estas famílias estão cadastradas na Prefeitura Municipal, junto à Secretaria de Bem Estar Social e Habitação. As entregas ocorreram na sexta-feira e no sábado, 26 e 27 de fevereiro.
Este benefício ofertado a estas famílias foi possível graças ao Programa de Eficiência Energética (Proceleficiência) da Celesc, que tem auxiliado inúmeras pessoas em todo o Estado. “E este Programa não tem relação com a Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) Brusque, pois ele é da Celesc, que possui personalidade jurídica própria”, destaca o Secretário de Bem Estar Social e Habitação, Adauton Raulino, que efetuou a entrega dos refrigeradores neste último fim de semana. Cada refrigerador entregue custou exatos R$ 764,23, totalizando o montante de R$ 19.869,98.
Moradores dos bairros Ponta Fina Sul, Claraíba, Espraiado, Trinta Réis, Mato Queimado e algumas localidades do interior terão mais qualidade de vida e economia com os novos refrigeradores, todos de 250 litros. Eles possuem selo de eficiência energética do Procel, o que garante baixo consumo de energia elétrica – média mensal de 23,7 kw/h. O objetivo da Celesc é fortalecer a cultura do uso eficiente e seguro da energia elétrica. “Um beneficiário relatou que foi a coisa mais maravilhosa que recebeu nos últimos anos, e que a geladeira antiga tinha acabado de estragar”, assinala o Secretário Municipal de Bem Estar Social e Habitação.
Vale destacar que, no início, a Secretaria Municipal de Bem Estar Social e Habitação havia garantido nove refrigeradores. Após a participação do Secretário Municipal, Adauton Raulino, em uma reunião oferecida na Celesc Distribuição, em Florianópolis, outros 17 refrigeradores foram ofertados para Nova Trento, através de solicitação do Secretário.
Reciclagem – Para receber o novo refrigerador, o consumidor precisou entregar o antigo, que será destruído e reciclado por uma empresa especializada, de Maringá (PR). Dessa forma, evita-se poluir o meio ambiente, porque o fluído refrigerado (gás) deverá ser reciclado ou descartado conforme indica a Resolução 340/2003 do CONAMA, para coibir a destruição da camada de ozônio.
Entrega – A entrega dos refrigeradores em Nova Trento contou com a colaboração de João Scalvin e dos representantes da empresa Móveis Gazin: João de Souza Mello, Durval Zaquini, Argeu Sanavio, Adelaido Cardoso Medeiros e José Carlos.