Coordenadoria de Defesa Civil promoverá 1ª Conferência Municipal de Defesa Civil
A Prefeitura Municipal de Nova Trento, por intermédio da Coordenadoria de Defesa Civil de Nova Trento e com o apoio da Secretaria de Bem Estar Social e Habitação, promoverá a 1ª Conferência Municipal de Defesa Civil, no dia 24 de fevereiro, a partir das 14h, no auditório da Casa da Cidadania. A iniciativa partiu da Secretaria Nacional de Defesa Civil, que mobilizou todos os municípios a realizarem suas conferências, em função dos eventos climáticos vivenciados nos últimos tempos. O objetivo da Conferência é reformular a Política Nacional de Defesa Civil, abrindo oportunidade para a comunidade se manifestar sobre o assunto. A sociedade civil organizada, autoridades, entidades e demais associações estão convidados a participar.
A 1ª Conferência Municipal de Defesa Civil terá como tema central a Prevenção e Assistência Humanitária, fundamentos para a organização da Defesa Civil brasileira, subdivididos em eixos temáticos de discussão. “A sociedade terá oportunidade de apresentar suas ideias, que serão posteriormente encaminhadas, por meio de relatório, às Defesas Civis Estadual e Nacional”, destaca a Coordenadora de Defesa Civil de Nova Trento, Ivana Regina Cadore. A etapa Estadual da Conferência ocorre no dia 3 de março, e a Nacional tem previsão para o fim daquele mês. Durante o evento em Nova Trento, será lançado o Projeto Educativo para a rede municipal de ensino sobre prevenção de riscos e desastres, que objetiva a entrega de material informativo a todos os educandos do município.
Solicitado mapeamento de áreas de risco em Nova Trento
No início do mês de fevereiro, a Coordenadoria de Defesa Civil de Nova Trento encaminhou uma solicitação de mapeamento de áreas de risco à Defesa Civil Estadual. Em dezembro, a Coordenadoria Municipal e a Defesa Civil Estadual, em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da Universidade Federal de Santa Catarina (CEPED/UFSC), contou com uma equipe de geógrafos em Nova Trento, que verificou áreas pontuais de risco. Porém, desta vez, o pedido é para identificar e hierarquizar áreas de risco em todo o município de Nova Trento. Se a ação se concretizar, técnicos atuarão no município ainda durante este ano.