Primeiros passos para formar uma cooperativa descentralizada

Aproximadamente 40 agricultores de diversas localidades do município de Nova Trento reuniram-se na Casa da Cidadania, na tarde desta quinta-feira, 24 de setembro. Amparados por representantes da Epagri de Nova Trento, Projeto Microbacias 2, Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Banco do Brasil e Sicoob/Trentocredi, os produtores neotrentinos deram os primeiros passos para a formação de uma cooperativa descentralizada, que terá como objetivo final a comercialização de diversos produtos, como mel, vinhos, sucos, geleias.

O encontro contou ainda com a participação do coordenador da gerência regional da Epagri, Amaro Hillesheim e o assessor técnico da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc), Mário Bottega, que proferiu palestra focada no tema cooperação e formação de uma cooperativa. Bottega fez questão de ressaltar sua forte ligação com a agricultura e explicou, de forma objetiva, como unir pessoas que possuam objetivos comuns para tornar a cooperativa uma realidade local.

“Isso vai depender de todos vocês. Cada qual auxiliará para que a cooperativa seja instalada em nosso município”, expôs Mário Bottega. O engenheiro agrônomo da Epagri de Nova Trento, João Luiz Simão concordou com a declaração e completou: “A formação de uma cooperativa descentralizada já vendo sendo debatida há algum tempo. Há muitos produtores, muitas iniciativas, mas muitos não sabem como adequar o produto para comercializá-lo e onde comercializá-lo. Há uma grande necessidade de unirmos forças”, destaca o engenheiro agrônomo.

Ao final, foi elaborada uma comissão provisória para organizar os trabalhos de estudo e constituição da cooperativa. Outra reunião já está agendada para o dia 9 de outubro, para que a comissão planeje as primeiras ações de formação.