Apicultores neotrentinos recebem capacitação e incentivo da administração municipal
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Trento, numa parceria com a Epagri e o Sebrae tem incentivado apicultores neotrentinos com cursos de capacitação e apresentação de novas técnicas de manejo para criação de abelhas. Tudo para incrementar e ampliar a qualidade da produção de mel, polem, própolis, geleia real e outros produtos afins. Na semana passada, a Secretaria Municipal viabilizou a compra de equipamentos padrão para produção de mel no município. Aproximadamente 10 apicultores adquiriram as caixas que serão utilizadas no manejo.
O responsável técnico pelo projeto dos apicultores em Nova Trento é o engenheiro agrônomo da Epagri, João Luiz Simão Filho. “O desafio para o município é melhorar as técnicas de manejo, como a alimentação e a criação dessas abelhas, bem como os equipamentos utilizados, a fim de proporcionar uma maior eficiência para o apicultor e as próprias abelhas. Assim, o produto final terá melhor qualidade”, explica Simão Filho.
O Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Trento, Saulo Voltolini destaca que as ações se ampliaram a partir de reuniões que ocorreram em Botuverá e Brusque, juntamente com a Federação das Associações de Apicultores de Santa Catarina (FAASC) e a Associação de Apicultores de Botuverá (Apibo). Com o auxílio de técnicos contratados em convênio com o Sebrae, cursos de capacitação são ministrados, tendo como temas a produção, a colheita, a qualidade do mel e a venda do produto. Aproximadamente 50 apicultores neotrentinos são envolvidos nesse processo.