Estudantes neotrentinos participam do Programa Nacional de Resistência às Drogas

Estudantes das 4as e 6as séries do Ensino Fundamental das escolas municipais e da escola estadual de Nova Trento participam, desde segunda-feira, 17 de agosto, do Programa Nacional de Resistência às Drogas (Proerd), promovido pela Polícia Militar em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Nova Trento e a Escola de Educação Básica Francisco Mazzola. As aulas, que possuem duração de 45 a 60 min, são ministradas uma vez por semana pelo policial instrutor do Proerd e promotor nacional de Polícia Comunitária, soldado Arildo Cardoso. O Proerd atuará durante três meses em Nova Trento.

De acordo com informações do soldado Arildo, o Proerd atua no sentido de prevenir e reduzir o uso indevido de drogas e a violência entre estudantes. “Além disso, ajuda os estudantes a reconhecerem as pressões e a influência diária para usarem drogas e praticarem a violência, e a resistirem a elas”, destaca soldado Arildo. O Proerd é mais um fator de proteção desenvolvido pela Polícia Militar para a valorização da vida, contribuindo, assim, para o fortalecimento da cultura da paz e a construção de uma sociedade mais saudável e feliz.

Sobre o Proerd

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) é a versão brasileira do programa norte americano DARE – Drug Abuse Resistence Education, que surgiu em 1983.

No Brasil o programa foi implantado em 1992 e, em Santa Catarina, em 1998, e hoje conta com 03 cursos: Proerd para 4ª e 6ª séries do ensino fundamental e curso Proerd para pais.

O programa possui como material didático o “Livro do estudante”, “Livro dos Pais” e o “Manual do Instrutor”, auxiliando os respectivos participantes e os Policiais Proerd no desenvolvimento das lições.

Informações: Proerd/Soldado Arildo Cardoso