Secretaria de Educação e Esportes prepara-se para Desfile de 7 de Setembro

A Prefeitura Municipal de Nova Trento, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esportes promove no dia sete de setembro, a partir das nove horas, o tradicional desfile cívico no município de Nova Trento, na rua Santo Inácio. Desde a década de 1980 o desfile não é mais realizado na cidade. Com o intuito de resgatar essa antiga tradição, enaltecer a história, o espírito cívico e a solidariedade em Nova Trento, toda a administração municipal está envolvida para concretizar este evento.

Segundo a Secretária Municipal de Educação e Esportes, Rosita Sônia Valle Tridapalli, o Desfile de 7 de Setembro estará focado em três temas principais: Educação, Meio Ambiente e Saúde. Todas as escolas municipais participarão do desfile, somando, no total, aproximadamente 1.400 alunos. “Mas, toda a sociedade está convidada a participar. Inclusive não teremos apenas crianças no desfile, mas adultos, como os estudantes universitários e de cursos técnicos. Os interessados em participar ativamente do desfile podem entrar em contato conosco na Secretaria, pelos telefones (48) 3267-3221 ou 3267-3216”, informa Rosita.

Os temas específicos do desfile já estão sendo trabalhados pelas escolas municipais. A Secretária Municipal de Educação e Esportes assinala que dentro do tema Educação, por exemplo, os alunos regatarão a história do Brasil, desde o período pré-colonial, passando pelos principais episódios históricos, até os dias de hoje. Com o tema Meio Ambiente, serão questionados os problemas críticos enfrentados pelo município e no mundo como um todo, com ênfase no lixo, na agricultura e nas questões de civismo e cidadania. Para o tema Saúde, a Secretaria Municipal planeja apresentar os programas de prevenção, como as campanhas de vacinação, os trabalhos desenvolvidos pela Assistência Social, esportes, entre outros.