Palestra com capitão e major do Corpo de Bombeiros será na próxima terça-feira na Câmara de Vereadores

O Diretor Operacional e Comandante do 3º Batalhão de Blumenau, Coronel Carlos Olímpio Menestrina e outros três representantes do Corpo de Bombeiros reuniram-se com o prefeito municipal de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi e os vereadores municipais Rosi Battisti Tamanini (PMDB), Elza Casagranda (PPS), Gian Voltolini (PP) e Josemar Franzoi (PSDB), na manhã de sexta-feira, 14 de agosto. Além de debater questões referentes à instalação do Corpo de Bombeiros no município neotrentino, os representantes da corporação colocaram-se à disposição para proferirem palestras na Câmara de Vereadores na terça-feira da próxima semana, dia 25 de agosto.

Em reunião, o prefeito municipal, Orivan Jarbas Orsi destacou as principais necessidades do município em relação ao Corpo de Bombeiros e à Defesa Civil. Além disso, expôs suas experiências vivenciadas em viagem à Itália no mês de junho e a reunião ocorrida recentemente com os geotécnicos da Universidade Federal do Paraná (UFPR). “Precisamos criar um movimento na cidade, preparar as pessoas e capacitar algumas específicas para tomar medidas preventivas, caso ocorram catástrofes como aquela do ano passado”, disse Orsi.

O Coronel Menestrina informou que as prefeituras sentiram uma necessidade maior em procurar o Corpo de Bombeiros, após a tragédia de novembro do ano passado. Segundo ele, é interessante que o município neotrentino elabore um protocolo de intenções com o objetivo de organizar uma estrutura específica, juntamente com a Defesa Civil. “Se o município se engajar, vamos fazer o possível para estruturar esse local”, confirmou o Diretor Operacional de Blumenau.

Presente desde o primeiro contato com o Corpo de Bombeiros, o comandante do 7º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Balneário Camboriú, Major César de Assumpção Nunes reforçou a necessidade de uma palestra na Câmara de Vereadores de Nova Trento, estendendo-a para toda a comunidade. “De uma forma geral, vamos informar que já conversamos com o prefeito, que há uma sinergia com o legislativo, faltando apenas as palestras para que toda população tome conhecimento dessas iniciativas”, assinalou Major César.

Após decisão conjunta com os vereadores neotrentinos, a palestra na Câmara de Vereadores foi agendada para o dia 25 de agosto, no qual possivelmente participarão o Major César de Assumpção Nunes e o Capitão Ricardo José Steil, ambos do 7º Batalhão do Corpo de Bombeiros. Posteriormente, foram sugeridas outras duas palestras com os associados da Câmara de Dirigente Lojistas (CDL) de Nova Trento e os estudantes da rede pública estadual e municipal.