Escritora Ivette Marli Boso visita prefeito municipal de Nova Trento
Neotrentina, mas há 20 anos morando no Trentino/Itália, Ivette Marli Boso é referência em pesquisas históricas de Nova Trento. Seu esposo, o sociólogo italiano Renzo Grosselli, até hoje é lembrado pela sua pesquisa sobre imigração italiana em Santa Catarina, através do livro intitulado “Vencer ou Morrer”. Em visita aos familiares neotrentinos, Ivette fez questão de conversar com o prefeito municipal de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi, propondo a publicação em português de sua pesquisa sobre o dialeto trentino praticado em Nova Trento.
O livro intitulado “Noialtri chi parlen tuti en talian: dialetti trentini in Brasile”, foi lançado na Itália em 2002, pelo Museu Histórico de Trento. “Vou tentar conseguir autorização do Museu, para que o livro seja publicado aqui em Nova Trento, pois a pesquisa foi feita com neotrentinos”, disse Ivette. O Prefeito Municipal de Nova Trento apoia a iniciativa e fará o possível para que a publicação chegue às mãos de todos os neotrentinos. “A pesquisa é muito interessante e precisa ser valorizada”, destaca o prefeito Orivan Jarbas Orsi.
Além deste livro, Ivette possui uma pesquisa sobre práticas de cura e de medicina desenvolvidas em Nova Trento antes da construção do Hospital Imaculada Conceição. Entrevistas com diversas pessoas da comunidade foram realizadas anos atrás, quando visitou Nova Trento. Outras pesquisas como esta também ganham destaque estre os neotrentinos e merecem ser valorizadas para a preservação histórica local.