Secretaria de Saúde promove campanha para combate aos focos de mosquito da dengue em Nova Trento
Município registrou mais de 50 casos suspeitos da doença desde o início do ano
As equipes multiprofissionais da Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Comunitário de Nova Trento, unindo os esforços dos agentes de combate às endemias, agentes comunitários de saúde, técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos, iniciam uma campanha de conscientização para reduzir os focos de proliferação do mosquito da dengue.
O grupo pede a colaboração dos moradores para que em locais como pneus, baldes, vasos, garrafas e reservatórios sejam limpos e guardados em locais limpos e sem o acesso de água parada. Estes ambientes são ideais para que o mosquito se reproduza e as larvas se tornem novos vetores. Além disso, é importante cobrir caixas d’água, colocar areia em vasos, descartar itens sem uso e verificar os quintais em busca de possíveis criadouros.
Em Nova Trento, desde o início do ano já foram registrados mais de 50 casos suspeitos de dengue. “Não podemos deixar nosso município se tornar mais um local infestado em SC, e para isso precisamos que você faça a sua parte”, ressalta a secretária de Saúde, Maria Cristina Adami.
Durante as próximas semanas, a Secretaria estará desenvolvendo diversas ações pelo município, com o objetivo de eliminar locais de desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti e falar sobre a dengue. A secretária pede ainda que os moradores recebam bem os agentes em visita, pois é um trabalho feito em prol da saúde de todos.
O enfermeiro da Vigilância Epidemiológica, Bruno Cunha, reforça que a dengue segue avançando pelo estado, e Nova Trento está no foco do planejamento por conta da grande movimentação de turistas e visitantes. “Por isso, precisamos eliminar o mosquito e seus criadouros, dessa forma a população local e visitantes ficarão menos vulneráveis aos novos casos”, completa.
Sintomas
Atenção: em caso de sintomas como dor de cabeça, febre alta, dor atrás dos olhos, nas articulações e aparecimento de manchas vermelhas pelo corpo, procure a Unidade Básica de Saúde para atendimento.